Aconteceu... 01 de Agosto de 2013, foi dia de degustação Idas e Vinhas

Idas e Vinhas

O segundo encontro da nossa parceria com a Casa Flora (veja aqui como foi o primeiro) teve como inspiração a Itália, país de origem da família do Alexandre. Terra do Chianti, Barolo, Barbaresco, a Itália é fonte quase inesgotável de temas para degustação. Assim decidimos desvendá-la aos poucos, e iniciamos com uma de suas regiões mais famosas: a Toscana.


Idas e Vinhas

Idas e Vinhas

A Sangiovese é a casta que reina quase absoluta na Toscana, região central da Itália. A incrível diversidade de microclimas (resultado de um território formado por 75% de montanhas e da proximidade com o Mar Mediterrâneo) e a paixão histórica pelo cultivo de vinhas faz da Itália um dos países com maior variedade de uvas nativas (Nebbiolo, Montepulciano, Trebbiano, Malvasia...) e onde a Sangiovese e seus clones (Morellino, Prugnolo, Sangioveto, Brunello...) encontraram o perfeito terroir.

Mas nem só de uvas nativas são feitos os intrigantes e complexos vinhos italianos. Os rebeldes Supertoscanos são a prova de que modernidade e tradição não são incompatíveis, e trouxeram para a felicidade dos enófilos jóias como Sassicaia e Solaia.

Para essa degustação, selecionamos 5 vinhos que consideramos ser um interessante painel da Toscana. Foram 3 vinhos que seguem a classificação tradicional das DOCG e 2 Supertoscanos.
Idas e Vinhas


Foi uma noite muito agradável. Recebemos os participantes com espumante, frios deliciosos, pão e azeites finos (entre eles o excelente italiano Paganin Il Grezzo).

Idas e Vinhas

A participação da turma foi grande. Todos bastante descontraídos, trocando suas impressões sobre os vinhos. Seja um iniciante ou iniciado, não há distinção em nossos encontros. Valorizamos o ambiente informal onde todos se sentem à vontade para se expressar. 
Idas e Vinhas

Após servir o 3º vinho, hora de intervalo: uma deliciosa massa ao pomodoro foi o acompanhamento perfeito nessa noite italiana. 
Idas e Vinhas


A ordem de apresentação dos vinhos se mostrou acertada. Embora todos tenham excelente estrutura e equilíbrio, a opção em servir do mais jovem ao mais antigo foi uma forma de perceber como os vinhos de guarda evoluem em garrafa. O Brunello de Montalcino Camigliano encerrou a sequência com distinção, sendo eleito um dos melhores da noite.
Idas e Vinhas

Vejam aqui como foram as outras degustações na Casa Flora:

Desafiando Bordeaux - 12/09/2013 Faces da Pinot Noir - 20/07/2013



Comentários

  1. Alexandre, estive lá com vocês, perguntando e pedindo dicas sobre a degustação que aconteceu aqui em casa no aniversário de minha filha. Foi um sucesso, muito pelas dicas que você pacientemente me deu. Obrigado!
    Adorei a degustação e sua apresentação na Casa Flora, e espero encontrá-los (a doce Ana também !) novamente em breve.
    Abraços, Eduardo

    ResponderExcluir
  2. Olá Eduardo!
    Fico contente em saber que a comemoração do aniversário da sua filha deu certo.
    Será um prazer encontrá-lo novamente!
    Abraços.

    ResponderExcluir

Postar um comentário