Provamos e aprovamos… Octagon Eleventh Edition 2008

Idas e Vinhas

Em uma breve passagem pelo estado americano da Virgínia (mais precisamente a cidade de Falls Church, a cerca de 20 km de Washington DC) visitamos a Red White & Bleu, uma simpática loja gourmet (veja o post aqui). De acordo com o gerente da loja, a Virginia vem despontando como produtor de vinhos tintos de muito boa qualidade, e recomendou o Octagon, produzido pela Barboursville Vineyards.

Quando se fala em vinhos norteamericanos, primeiramente pensamos no Napa Valley e em Sonoma, na Califórnia. Alguns podem ainda se lembrar dos estados do Oregon e Washington. Todos eles na Costa Oeste. Mas a Costa Leste também produz bons vinhos nos estados de Nova York, Texas e na Virgínia.

O Octagon, produzido apenas em anos especiais (a primeira safra foi a de 1991), é o ícone da Barboursville Vineyards, vinícola do estado da Virgínia fundada em 1976 pelo casal italiano Gianni and Silvana Zonin.

O rótulo traz um significado histórico: é uma homenagem a um dos cômodos (a sala Octogonal) da antiga mansão do Governador Barbour projetada por ninguém menos que Thomas Jefferson no início do século 19. A residência foi destruída por um incêndio em 1884, mas as ruínas ainda existem.

Idas e Vinhas

Vamos ao vinho?
O Octagon estagia entre 12 e 14 meses em barricas novas de carvalho francês, e outros 6 meses em garrafa antes de ser comercializado.

Vermelho-rubi muito escuro, o Octagon 2008 é muito agradável e complexo no nariz. Notas marcantes de frutas vermelhas (groselha, framboesa) e ameixas maduras, tabaco e pimenta do reino, embora não muito persistentes.

Ao agitar a taça, notas de pimentão e terra molhada. Em boca, as frutas vermelhas são o traço mais marcante. Corpo médio, com excelente equilíbrio entre taninos, álcool e acidez, de final longo e agradável. Muito bom vinho. Se tiverem a oportunidade, vale a compra.

Nossa nota: IV 89

Idas e Vinhas

O Rótulo
Vinho: Octagon Eleventh Edition
Produtor: Barboursville Vineyards
Castas: Merlot, Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon e Petit Verdot
Safra: 2008
País: Estados Unidos
Região: Barboursville, Virginia.
Graduação: 13,5%
Pagamos US$59

Comentários