Aconteceu... Celebração da 15ª Safra de Almaviva – Rio de Janeiro, 08 de Outubro de 2013

Idas e Vinhas

O Brasil é um dos mais importantes mercados da Almaviva. Prova disso é que foi o país da América Latina selecionado para sediar as celebrações do lançamento da 15ª safra (2010) do vinho produzido pela bem sucedida joint venture entre a Baron Philippe de Rothschild S.A. e a Viña Concha y Toro.


Idas e Vinhas

A primeira etapa aconteceu em São Paulo, em Março desse ano, e o Rio de Janeiro encerrou o circuito semana passada, dia 08 de Outubro.

O Copacabana Palace foi o local escolhido para receber em grande estilo um seleto grupo de personalidades ligadas ao vinho. Idas e Vinhas, representado por Alexandre Follador, teve o privilégio de fazer parte desse grupo.
 
Idas e Vinhas
Decoração impecável
O programa compreendeu uma master class apresentada pelo enólogo da Almaviva, Michel Friou (com a degustação de 7 safras), coquetel e jantar. A produção, sofisticada e primorosa em todos os detalhes, foi de responsabilidade de Cristina Neves, uma das mais competentes profissionais de eventos de vinho no Brasil.

A Master Class
Michel Friou tem uma extensa e bem sucedida carreira na vitivinicultura. Trabalhou em excelentes vinícolas tais como Cape Mentelle (Austrália), Château Margaux (Bordeaux), Viña Aquitania (Chile) e Casa Lapostolle (Chile). Em 2004 chegou à casa Baron Philippe de Rothschild Maipo Chile e desde Junho de 2007 se tornou o winemaker do Almaviva. A coroação de um grande talento.

Idas e Vinhas
Michel Friou apresentando a Master Class
Degustamos as seguintes safras: 1998, 1999, 2001, 2005, 2007, 2009 e 2010. Difícil decidir qual a melhor, pois o Almaviva tanto pode ser bebido assim que é lançado como demonstrou envelhecer bastante bem. Mas arrisco um palpite e elejo a safra 2005 como a melhor da noite. 
Idas e Vinhas
Salão da Master Class
Idas e Vinhas

Idas e Vinhas
Idas e Vinhas

Almaviva 1998
Cabernet Sauvignon 72%, Carménère 26% e Cabernet Franc 2%. 16 meses em carvalho francês. 13,5% de álcool.
Segundo Michel, esta safra foi a pior dos últimos 40 anos devido a grande quantidade de chuva que caiu durante o período da colheita (729 mm). Mesmo assim, conseguiram produzir excelente vinho.
No nariz as notas são de frutas vermelhas e negras maduras, tabaco e defumado. Em boca as frutas são confirmadas, os taninos tem boa estrutura e a acidez está viva. De final longo e adocicado. O vinho está maduro e elegante.
WS. 89

Almaviva 1999
Cabernet Sauvignon 78%, Carménère 19% e Cabernet Franc 3%. 16 meses em carvalho francês. 13,5% de álcool.
Apresentou notas de frutas vermelhas maduras, um leve toque de couro e defumado. Em boca mostra que tem alguns anos de vida pela frente. Os taninos finos, a boa acidez, as notas frutadas e o final longo convidam a uma segunda taça.
WS. 91

Almaviva 2001
Cabernet Sauvignon 70%, Carménère 27% e Cabernet Franc 3%. 17 meses em carvalho francês. 14,2% de álcool.
No nariz as notas predominantes são de geléia de frutas vermelhas adocicadas (morangos, cerejas e framboesas), algo de mineral, pimenta, tabaco e café. Em boca é elegante, complexo e de final muito longo.
WS. 94

Almaviva 2005
Cabernet Sauvignon 74%, Carménère 21% e Cabernet Franc 5%. 18 meses em carvalho francês. 14,5% de álcool.
Muito fresco no nariz. Notas de morangos, cerejas e framboesas, um leve toque de tabaco, chocolate e algo floral. Em boca os taninos impressionaram pela maciez. Boa acidez, final longo e majestoso.
Para nós, o melhor da noite!!!
WS. 95

Almaviva 2007
Cabernet Sauvignon 64%, Carménère 28%, Cabernet Franc 7% e Merlot 1%. 18 meses em carvalho francês. 14,5% de álcool.
No nariz os aromas marcantes são das ameixas e cassis, um pouco de pimenta do reino, louro, café, coco queimado e terra molhada. Em boca a pimenta e as frutas são confirmadas, os taninos apresentam boa textura e estão em perfeita harmonia com a acidez.
WS. 93

Almaviva 2009
Cabernet Sauvignon 73%, Carménère 22%, Cabernet Franc 4% e Merlot 1%. 16 meses em carvalho francês. 14,5% de álcool.
No nariz mostra aromas elegantes de cassis, ameixas frescas, tabaco, especiarias e violetas. Em boca as frutas e as especiarias são confirmadas, os taninos finos, a acidez é viva e o final longo.
WS. 96

Almaviva 2010
Cabernet Sauvignon 61%, Carménère 29%, Cabernet Franc 9% e Petit Verdot 1%. 17 meses em carvalho francês. 14,5% de álcool.
No nariz notas de frutas vermelhas, tabaco e baunilha. Em boca as frutas são confirmadas, os taninos são marcantes mas não encomodam. Com boa acidez e de final longo e adocicado.
Está pronto para beber, mas 5 anos de garrafa lhes farão bem.

O coquetel
Terminada a master class seguimos para o coquetel, onde provamos o Champagne Barons de Rothschild Brut e Baron Philippe de Rothschild Maipo Chile Chardonnay por Escudo Rojo 2011 ao som de Jazz com Zé Canuto no sax, Jurim Moreira na bateriano baixo acústico Rômulo Gomes e no piano João Carlos Coutinho.
 
Idas e Vinhas
Foto: Roberto Rodrigues
Idas e Vinhas
Zé Canuto no sax, na bateria Jurim Moreira, no baixo acústico Rômulo Gomes e no piano João Carlos Coutinho
Idas e Vinas
Ricardo Farias (Presidente ABS-RJ) e sua esposa Lucilia / Celio Alzer (ABS-RJ)
O jantar
Em seguida fomos conduzidos ao Salão Nobre, esplendidamente decorado. A riqueza dos elegantes detalhes impressionou, desde a mise em place da mesa, o arranjo de flores ao centro, até os nomes dos participantes nos seus lugares.

Idas e Vinhas
Idas e Vinhas

Cada prato foi precedido pelo anúncio do vinho escolhido para a harmonização. A equipe de serviço subia ao palco e apresentava as garrafas aos convidados.

Idas e Vinhas

O menu foi assinado pelo renomado Chef Francesco Carli, Chef Executivo do Copacabana Palace. Pratos finamente elaborados e de ricos sabores, harmonizando perfeitamente com os vinhos. 

Concha y Toro Amélia Chardonnay 2011
Entrada: Dados de vermelho ao alecrim sobre creme de favas verdes.

Idas e Vinhas

Almaviva 2010
1º Prato – Galinha D’Angola ao molho de blueberry, risotinho de brócolis e bastonete de cenoura ao sabor de laranja.

Idas e Vinhas

Almaviva 2003 Magnum (WS. 89)
2º Prato – Costela de cordeiro ao pistache com batata baroa ao tomilho e purê de abobrinha.

Idas e Vinhas

Almaviva 1996 Double Magnum (WS. 89)
Queijos

Eau-de-Vie de Prunes de Mouton Rothschild nº 55 de 908 (Excelente!!)
Liqueur de Cassis de Mouton Rothschild nº 20 de 532 (Excelente!!)
Sobremesa – Assiete de sobremesas

Idas e Vinhas

Ao final do jantar, Michel Friou subiu ao palco para agradecer e ressaltar o sucesso do evento. Em seguida convidou o chef Francesco Carli para comentar sobre a harmonização dos pratos com as safras do Almaviva e por fim agradeceu a presença de todos.

Idas e Vinhas

Idas e Vinhas
Chef Francesco Carli
Agradecemos à organizadora desse excepcional evento, Cristina Neves, e a Felipe Larraín (gerente geral Viña Almaviva) pelo convite. Parabéns!

Idas e Vinhas
Alexandre Follador / Cristina Neves e Roberto Rodrigues (ABS-RJ)


Para saber mais sobre Almaviva, confira aqui o post que escrevemos quando visitamos a vinícola em Dezembro de 2012.

Comentários