Provamos e aprovamos... Santa Helena Notas de Guarda Carmenère 2011

Idas e Vinhas

O Notas de Guarda Carmenère faz parte da linha premium da Santa Helena, juntamente com o ícone Don e o Parras Viejas. Conhecemos o vinho na visita que fizemos à Santa Helena em Dezembro de 2012 (veja post aqui). Gostamos e trouxemos um exemplar que degustamos na companhia de amigos.


Para quem só conhece a Santa Helena pelos vinhos básicos, recomendamos que experimentem os da linha superior. São muito bem feitos e de custo bastante acessível, pelo menos no Chile.

Vamos ao vinho?
O Notas de Guarda Carmenère é vinificado na bodega localizada em San Fernando, na sub-região do Valle de Colchagua. Esta bodega é dedicada à linha superior da Santa Helena.

A seleção das uvas é manual, e o vinho estagia em barricas de carvalho francês de primeiro e segundo uso por 13 meses. Resultou em um vinho com aroma amadeirado presente, mas não em excesso.

Cor púrpura muito escuro, com agradáveis aromas de ameixas secas, rosas, hortelã, pimenta do reino e madeira. Embora finos, os aromas não apresentaram muita persistência. Em boca, no entanto, os aromas estavam bem mais persistentes e intensos. Confirmamos as notas que sentimos no nariz, com maior destaque para a pimenta do reino e a madeira. De taninos finos e muito agradáveis, de corpo médio a encorpado, vinho equilibrado que representa bem a tipicidade da Carmenère.

Nossa nota IV: 86

Idas e Vinhas

O rótulo
Vinho: Notas de Guarda Carmenère
Produtor: Santa Helena
Casta: 85% Carmenère, 7% Syrah, 5% Petit Verdot, 3% Malbec
Safra: 2011
País: Chile
Região: Valle de Colchagua
Graduação: 14,5%


Comprado na vinícola a R$75,00

Comentários