Idas e Vinhas Wine Club

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Provamos e aprovamos... Cerveja Bourbon County 2012 – Goose Island

Idas e Vinhas
Neste final de semana que passou (04 de Janeiro de 2014) fazia muito calor (e ainda faz) no Rio de Janeiro. Resolvemos então deixar o vinho de lado e abrir uma cerveja especial que trouxemos dos Estados Unidos.

Leia aqui sobre o local onde compramos a cerveja e também o review que fizemos da cerveja "New World Porter – Avery Brewing Co."

A cervejaria GooseIsland está localizada em Chicago, no estado de Illinois, foi fundada em 13 de Maio de 1988 por um grande amante da bebida, John Hall. Com o passar do tempo as cervejas artesanais produzidas por John se tornaram tão populares que em 1995 decidiu abrir a sua primeira fábrica para poder atender a demanda. Os negócios foram tão bem que em 1999 foi necessário abrir a primeira filial a poucos metros de distância da matriz.

Idas e Vinhas

Hoje são produzidas 50 variedades de cervejas artesanais em diferentes épocas do ano, que são distribuidas para os 50 estados americanos e ainda exportadas para a Inglaterra.

Vamos a cerveja?
Bourbon County 2012 – Barrel Aged Stout
Cerveja tipo Imperial Stout envelhecida em barris de bourbon. Safra 2012. 15% de álcool.

As cervejas deste estilo são complexas, com variados tipos de cereais maltados, muito lúpulo e álcool elevado.

A passagem em barris que antes foram utilizados para envelhecer o bourbon confere à Imperial Stout aromas e sabores de baunilha e especiarias. Esse tipo de cerveja surgiu no século 18, na Inglaterra, a fim de ser exportada para a Rússia, para a corte de Catarina II. Para suportar o transporte, robustez é fundamental.

No visual, a Bourbon County apresenta cor bastante escura, e a espuma marrom clarinha durou muito pouco tempo (nem 1 minuto – o copo estava perfeitamente limpo).

No nariz ela impressiona com a complexidade de aromas intensos de caramelo, cacau, café, baunilha e toffe.

Em boca é untuosa, encorpada, com boa carbonatação, o cacau e o toffe são confirmados. Nota-se o amargor do lúpulo e um certo frescor de menta. O álcool (incríveis 15%) está em perfeito equilíbrio com os demais componentes. De final longo, muito longo e retrogosto delicioso.

As cervejas do tipo Imperial Stout tem capacidade de envelhecimento e evoluem bem na garrafa por vários anos (no caso da Bourbon County o fabricante recomenda guardar até 5 anos).

Não é para ser bebida todos os dias, muito peso para climas quentes. Por outro lado, é uma cerveja que “distingue os garotos dos homens”!

Foi uma das melhores cervejas deste estilo que já provamos. Se encontrar, compre logo uma caixa para não se arrepender depois. 

Idas e Vinhas

Preço em dólares: $13

Material pesquisado para este post

Larousse da Cerveja – Ronaldo Morado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...