Aconteceu…Degustação Idas e Vinhas - Segredos do Chile

Idas e Vinhas

No dia 10 de Julho conduzimos a Degustação Segredos do Chile, no Restaurante Ráscal do Shopping Rio Sul. Há muito estávamos planejando esse evento, já que a maioria dos vinhos apresentados foram rótulos selecionados durante a nossa bela viagem ao Chile, em Dezembro de 2012. Queríamos compartilhar com os participantes um pouco da emoção e das descobertas que fizemos na maratona enológica retratada em uma série de posts aqui no blog. 

Os participantes foram recebidos a partir da 19h com o espumante francês Veuve du Vernay Brut (ótimo custo benefício), e pontualmente às 19h30 iniciamos a degustação.

Antes de iniciar o tour pelo Chile, degustamos o rosé francês (da Appelation Bergerac) Château de la Mallevieille 2011. Fresco e frutado, vinho correto e bem-vindo nas quentes tardes cariocas.

Uma vez que todos já estavam acomodados e as comidinhas já estavam sendo servidas, iniciamos nosso passeio pelos vales chilenos. 
Idas e Vinhas

Os vinhos selecionados são produzidos por vinícolas boutique ou então são projetos especiais de produtores consagrados – daí a palavra Segredos no título da degustação.

A ordem de apresentação dos vinhos foi a seguinte:

Junta Gran Reserva Carménère 2009 – La Junta
Neyen 2008 - Neyén
Rapsodia 2007 – Loma Larga
D.O.N 2006 – Santa Helena
Lazuli 2004 – Aquitania

100% Carménère
A La Junta é uma vinícola boutique situada no Vale de Curicó que produz vinhos de qualidade a preços bastante interessantes. O Junta Gran Reserva Carménère 2009 é bastante estruturado e equilibrado, com aromas de frutas negras maduras, especiarias (pimenta do reino), menta, café e alguma nota vegetal. Taninos em grande forma, presentes e macios. Esse vinho se revelou um dos preferidos da noite.

80% Carménère; 20% Cabernet Sauvignon
O Neyen é um projeto especial do grupo Veramonte. Os vinhedos e a bodega dedicados ao Neyen estão localizados no nobre Vale de Apalta. A safra 2008 foi considerada uma das melhores safras do Neyen, e não decepcionou. Todos apreciaram os aromas intensos e a qualidade dos taninos.

Syrah/Cabernet Franc/Malbec
A Loma Larga, vinícola boutique localizada no Vale de Casablanca, segue o estilo francês. Vinhos elegantes, com emprego bastante comedido da madeira. O Rapsodia, ícone da vinícola, também fez bonito. Equilibrado, aromas frutados e taninos macios.

70% Cabernet Sauvignon; 23% Syrah; 7% Petit Verdot.
Para quem só conhece a Santa Helena por sua linha de vinhos bastante simples, nosso conselho é que conheçam a linha premium (Vernus, Parras Viejas, Notas de Guarda e o ícone D.O.N). Esses vinhos superiores são vinificados na belíssima bodega localizada em San Fernando, uma sub-região do Vale de Colchagua.
O D.O.N (De Origen Noble) agradou com seus aromas de frutas vermelhas, flores, menta e especiarias. Equilibrado e com taninos macios, comprovou ser um vinho de guarda.

100% Cabernet Sauvignon
A Aquitania, vinícola boutique de inspiração francesa, está localizada na região metropolitana de Santiago, no Vale do Maipo.
O ícone Lazuli encerrou com muito brilho a degustação. Vinho estruturado, com aromas de café e especiarias, mas ainda frutado mesmo após 10 anos. Um excelente vinho.

Agradecemos a todos que compartilharam conosco essa ótima noite, a ao amigo e sommelier do Ráscal Gilvan que nos deu todo o apoio! 
Idas e Vinhas

Idas e Vinhas

Dia 30 de Julho tem mais! O tema será: Encantos da Pinot Noir. Inscreva-se logo pois as vagas são limitadas e se esgotam rápido. 

Informações e inscrições: idasevinhas@gmail.com

Comentários