Idas e Vinhas Wine Club

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Aconteceu... Degustação Casa Flora: Itália 2015

Idas e Vinhas

A última quinta-feira 29 de Janeiro deu início à temporada 2015 das degustações oferecidas pela Casa Flora a seus clientes, amigos e formadores de opinião.

Para iniciar 2015, a aposta foi a tradição italiana. Foram nada menos que 11 rótulos, um passeio pela diversidade italiana, rica em castas autóctones e onde as regiões produtoras se espalham por todo o país.

Alguns dos rótulos já fizeram parte de degustações promovidas pelo Idas e Vinhas (como o Morellino di Scansano Val delle Rose e o Brunello di Montalcino da Camigliano). Além de confirmar a alta qualidade desses vinhos, tivemos a oportunidade de conhecer outras regiões e castas como as brancas Grillo e Vernaccia e a tinta Nerello Mascalese.

Vamos aos vinhos?
Iniciando com os brancos...

Álcool: 12,5%
Produzido na região de Soave, é amarelo palha, com delicados aromas de pêssego, maçã verde, grapefruit e flores brancas. Corpo leve, boa acidez, final médio e agradável. Um dos destaques da noite. 

Idas e Vinhas

Álcool: 12,5%
Amarelo palha, aromas minerais e de jasmim. Corpo leve e boa acidez.

Idas e Vinhas

Álcool: 13,5%
Amarelo palha, aromas de coco e ervas frescas. Corpo leve e boa acidez.

Idas e Vinhas

Álcool: 5,5%
Vinho doce, com intensos aromas de lichia e flores brancas. Corpo leve e acidez suficiente para equilibrar o alto teor de açúcar e baixo álcool. Para beber bem gelado!

Idas e Vinhas

... e passando para os tintos!

Álcool: 13%
Cor rubi, aromas de frutas negras, chocolate e pimenta do reino. Corpo médio, boa acidez e taninos macios.
Veja aqui o post que fizemos de outro bom vinho dessa DOC, o Regio Cantina Donpà.

Idas e Vinhas

Álcool: 13,5%
Cor rubi, com intensos aromas de frutas negras, framboesas e canela. Corpo médio, boa acidez e taninos muito agradáveis. Um dos destaques entre os tintos.

Idas e Vinhas

Álcool: 14%
Rubi escuro, aromas de frutas negras maduras, pimenta do reino e café. Corpo médio, boa acidez e taninos agradáveis. A safra 2008 agradou bastante na degustação sobre a Toscana que promovemos em 2013 (veja aqui).

Idas e Vinhas

Álcool: 13,5%
Outro vinho que se destacou, é feito com as uvas Nerello Mascalese e Nero d´Ávola. Rubi muito escuro, já apresentando alguma evolução e com intensos aromas de ameixas maduras, especiarias e chocolate. Encorpado, boa acidez, taninos finos marcantes. Final longo e levemente adocicado.

Idas e Vinhas

Álcool: 14%
Em 2013, apresentamos a safra 2005 em nossa degustação sobre a Toscana (veja aqui o post). Cor rubi muito escuro, com intensos aromas de frutas negras, chocolate e tabaco. Encorpado, equilibrado, com taninos macios e final longo.

Idas e Vinhas

Álcool: 14%
Essa DOC da região do Piemonte permite o emprego de diferentes castas, sem a necessidade de serem citadas no rótulo. O Luigi Einaudi 2008 emprega as castas Barbera, Nebbiolo, Cabernet Sauvignon e Merlot.
Vermelho rubi muito escuro, com intensos aromas de especiarias, frutas negras maduras e chocolate. Encorpado, com taninos ainda bastante presentes e de excelente qualidade, final longo e agradável.

Idas e Vinhas

Álcool: 16%
Cor rubi escuro, com intensos aromas de frutas negras maduras, especiarias e frutas secas. Encorpado, com taninos macios e boa acidez.

Idas e Vinhas

Nosso Top 5:
Velante Pinot Grigio 2011 Veneto IGT
Yume 2010 Montepulciano D’Abruzzo DOC
Cellaro Due Lune 2010 Sicilia IGT
Camigliano Brunello de Montalcino DOCG 2009
Langue Rosso “Luigi Einaudi” DOC 2008

Para encerrar, passamos de fermentados a destilados! André Duarte, diretor comercial da William Grant, apresentou dois excelentes single malt:
Idas e Vinhas

Idas e Vinhas

The Balvenie Doublewood Single Malt Scotch Whisky 17 anos
Idas e Vinhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...