Enocuriosos... Perambulando pelo Brasil: Casa Valduga

Idas e Vinhas
Parreiral centenário - Lembram da história do post anterior?
Este parreiral aqui foi preservado.
Os vinhos da Casa Valduga foram dos primeiros vinhos que começamos a provar (junto com alguns chilenos), por indicação de um conhecido nosso, mas principalmente por relatos acalorados do dono da padaria da esquina aqui de casa - um entusiasta dos vinhos Valduga!

Vendo-nos, certa vez, irresolutos diante das prateleiras de vinhos no seu estabelecimento, o irrequieto e simpático dono da padaria nos perguntou se conhecíamos a Valduga e, diante de uma resposta vaga de nossa parte, danou a defender a qualidade dos tais vinhos com tanto entusiasmo que não tivemos dúvida em comprar algumas garrafas para experimentar...

A Casa Valduga está localizada no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, a 120 km da capital gaúcha.
Para quem está de carro é bem fácil: chegando ao município de Bento Gonçalves (você nem precisa entrar na cidade), é só acessar o Vale dos Vinhedos e procurar pela Via Trento. Em alguns minutos você estará na porta da propriedade. Para enocuriosos sem condução própria, é possível pegar um táxi em “Bento” (vai sair quase o preço da garrafa de um "gran reserva") ou tentar o transporte coletivo (embora dê para contar nos dedos as vezes em que vimos passar um ônibus na Via Trento). Dica: se possível, priorize ir de carro (próprio ou alugado), mesmo que isso represente não beber vinho todos os dias. Se puder, leve o cunhado para dirigir (e não beber) por você.

A estrutura da casa envolve visitas com degustação, hospedagem, restaurante e enoboutique. Você pode fazer o "pacotão" completo ou pode ir lá só para algumas dessas atividades, lembrando que para hospedagem e restaurante, é necessário reservar previamente – através de formulários de solicitação de informações e de reserva que são preenchidos diretamente no sítio virtual da Villa Valduga. Quando lá estivemos hospedados, em 2013, não era possível reservar com cartão de crédito (apenas mediante pagamento/transferência na conta corrente deles), mas não se pode reclamar da agilidade no atendimento por parte do setor de reservas. As visitas guiadas têm horário fixo e grupos pequenos não precisam reservar.

Na enoboutique é só chegar! Você pode ir lá para provar dos rótulos da casa no balcão, onde será atendido por enólogos e/ou aprendizes, no geral atenciosos, que costumam dar explicações de cada vinho solicitado. É um serviço gentil, já que te proporciona provar diversos vinhos gratuitamente (incluindo alguns dos vinhos 'top' da casa, sempre que disponíveis), e isso te ajuda a ter uma melhor noção de custo-benefício e decidir qual garrafa levar pra casa sem grandes sustos ou decepções. 

Quando fomos lá pela primeira vez estávamos muito "perdidos", pois não conhecíamos sequer os nomes das uvas ou cortes que mais nos agradavam num vinho. Daí, "demos trabalho" pro mocinho que nos atendeu - o Alexandre, um jovem enólogo muitíssimo gentil e paciente. (Já vimos clientes “enoiniciantes” que não tiveram a mesma sorte que nós). Ele foi nos apresentando vinhos, tentando compreender nosso gosto a partir das nossas reações a cada prova, até que serviu um que nos impactou. Adoramos. Ele "diagnosticou" o nosso gosto! Ficamos muito satisfeitos (pelo vinho que provamos - e compramos) e muito orgulhosos pelo talento do jovem enólogo! 

A hospedagem é maravilhosa. Há 4 tipos de pousada na propriedade e elas se diferenciam pelo nível de conforto e acabamento (o que implica uma diferença também no preço, claro). Ficamos na mais simples de todas e, ainda assim, o quarto era super aconchegante e muito espaçoso (perto de 3 vezes o tamanho do nosso!) e tinha uma varandinha, embora pequena, muito agradável. "Chazinho" e outros mimos são deixados no quarto para os hóspedes, que também ganham desconto de 10% na compra de vinhos. 

O café da manhã é ótimo, farto (no estilo café colonial, bastante comum na serra gaúcha) e muito romântico. Acontece num amplo salão com mobiliário/decoração clássica e um pianista tocando versões de canções italianas de todos os tempos. Pode parecer cafona (se amigos nossos contassem uma história dessas, de café da manhã com música italiana ao piano, provavelmente iríamos dar muita risada deles), mas acredite: é encantador!
Idas e Vinhas
Vista aérea da pousada
A visita com degustação é bacana, com o “porém” de que não são servidos bons vinhos - pelo menos na visita que fizemos, em janeiro de 2014. (Isso não chega a ser um problema, já que você poderá provar vinhos melhores na boutique). No início da visita você ganha uma taça de cristal (que poderá levar de "brinde") e assiste a um vídeo contando a história da família e de como eles se estabeleceram naquelas terras etc. É bem interessante esse vídeo, e com alguns fatos passados, no mínimo, pitorescos (que não vamos contar aqui para não tirar a graça de quem ainda vai fazer essa visita). Depois do vídeo, todos são conduzidos por um enólogo para conhecer as instalações, cavas, salas de engarrafamento etc. Para quem já visitou outras vinícolas, talvez esse programa não seja a coisa mais interessante. Até porque, apesar do esforço do enólogo/guia em se fazer muito simpático e gracejoso, a visita em si pendia mais para o comercial (organizada, mas muito focada no turismo - aqueles que gostam de experiências exclusivas, sentirão que há gente demais).
Além de oferecer hospedagem, visita com degustação, enoboutique com provas e restaurante (que não chegamos a conhecer), a Casa Valduga também oferece cursos rápidos de harmonização (que não tivemos a oportunidade de fazer). Mas mesmo que você não fique hospedado com eles e que não faça a visita com degustação ou o curso de harmonização, acreditamos que, estando em Bento Gonçalves e/ou no Vale dos Vinhedos, vale à pena ir até lá para conhecer a propriedade (que é bonita pelas edificações, pelos jardins e pelos vinhedos) e chegar na enoboutique, provar alguns vinhos e escolher o que mais lhe agrada para levar na bagagem.

Os vinhos

O tal vinho que nos impactou na primeira vez em que estivemos na Valduga e que nos fez voltar lá, em algumas ocasiões, apenas para comprá-lo (pois esse rótulo não é comercializado pelo dono da padaria da esquina de casa...) foi um blend da linha Identidade

"Blends" ou "cortes" (para os mais recentemente chegados nesse caminho dos vinhos) são misturas de uvas distintas que, como num processo alquímico (ou como na mistura de especiarias no tempero da vovó), vão conferir, cada uma, um traço característico marcante (seja em aroma, em leveza ou em "corpo"), emprestando ao vinho uma certa "cara" muito particular. Basicamente é isso. 

O blend que nos agradou naquela ocasião foi o Arinarnoa-Marselan-Merlot. Identidade Gran Corte 2009. Um vinho “difícil”, que não agrada a qualquer paladar, mas que representou uma ótima surpresa para nós dois.

Este ano estivemos de novo na Valduga e provamos um outro Blend que também nos agradou: o Gran Raízes Corte 2010, um corte das uvas Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Tannat que, no fim das contas, ainda achamos mais interessante que o anterior...

E aí? Alguém se anima a experimentar esses vinhos e vir contar aqui nos comentários o que achou?

Saúde!
Idas e Vinhas
Vista a partir da torre da boutique após algumas taças de vinho...

É "mais passeio" ou é "mais vinho"?

É mais passeio. Valduga é sim sinônimo de bons vinhos nacionais mas o custo x benefício ainda pesa contra. Já a visita ao complexo da Villa, se acrescido de hospedagem, almoço ou jantar, curso de harmonização e uma bela sessão de fotos é algo inesquecível. E melhor, boas recordações que podem ser adquiridas sem precisar sair do país. É um bom lugar para passar um dia (ou algumas noites).


Enocuriosos.
* Fotografias de Dagô e Simone.

Comentários

  1. Acompanhe a próxima postagem desta série aqui: http://www.idasevinhas.com.br/2015/06/enocuriosos-perambulando-pelo-brasil.html

    ResponderExcluir

Postar um comentário