Idas e Vinhas Wine Club

domingo, 20 de setembro de 2015

Provamos e aprovamos... Andes Plateau 700+ 2012

Idas e Vinhas


Felipe Uribe é o enólogo e proprietário da Viña Andes Plateau localizada na Cordilheira dos Andes, no Chile. A vinícola, fundada em 2014, é muito pequena e possui apenas um vinho no seu portfólio. Mesmo assim já conseguiu conquistar mercado e vem obtendo altas notas em guias especializados.

 Idas e Vinhas

Os 3 hectares de vinhedos da propriedade estão espalhados em platôs a mais de 700 metros acima do nível do mar nas regiões de Alcohuaz, Elqui e Cajón del Maipo – de onde vem a maior parte das uvas. O clima é desértico, com muito pouca chuva durante o ano e sob influência das refrescantes brisas do Oceano Pacífico e da Cordilheira dos Andes. Há grande amplitude térmica entre os dias e noites. Esse terroir leva a um lento amadurecimento das uvas, alta acidez e baixo teor alcoólico aos vinhos.

Embora sua vinícola seja muito nova, Felipe Uribe exibe um currículo muito consistente. Agrônomo com mestrado em viticultura e enologia na Universidade Politécnica de Madrid, trabalhou como enólogo assistente na vinícola Santa Helena, passou pela vinícola californiana La Crema (Sonoma), Viña de Martino (Chile) e durante 4 anos foi o enólogo chefe da Viña Miravalle (Valle de Cachapoal) onde ainda é consultor. Também foi o enólogo da Viña William Fèvre (Valle del Maipo) onde conquistou importantes prêmios (Vinho mais inovador do Chile 2012 – jornal El Mercurio e Vinho Revelação do Ano 2012 – Descorchados).

Vamos ao vinho?
Cabernet Sauvignon (60%), Cabernet Franc, Syrah e Malbec. Leveduras indígenas foram usadas para a fermentação do mosto. Afinamento em madeira de terceiro uso. 13,6% de álcool

Cor vermelho rubi. Com aromas bastante intensos e persistentes de rosas, cassis, ameixa, framboesa, morangos e eucalipto. Em boca é encorpado. Há perfeito equilíbrio entre acidez, álcool e taninos, os quais são de excelente qualidade. As frutas vermelhas maduras e a perfeita acidez fazem você pedir mais uma taça. Final de boca muito intenso e persistente, com fundo frutado e refrescante.

Nota IV: 91
93 pontos Descorchados 2015
93 pontos na revista Decanter Magazine
Importadora: Domínio Cassis
Vendas no Rio de Janeiro: contato@idasevinhas.com.br

Idas e Vinhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...