Provamos e aprovamos… El Viejo Almacén de Sauzal - Vigno 2012

Idas e Vinhas

O Vale do Maule possui a maior extensão de vinhedos e é o maior e mais antigo centro produtor de vinhos do Chile. Com pouco mais de 31 mil hectares de vinhedos plantados, menos de 1/3 são da casta tinta País, trazida pelos espanhóis no século XVI, e que tem mostrado potencial para produzir vinhos de qualidade.

Idas e Vinhas


Os melhores vinhedos de País estão localizados na Cordillera de la Costa, onde a irrigação é desnecessária. A outra casta que tem se adaptado bem na região é a Carignan, embora a área plantada ainda seja pequena - cerca de 800 hectares. O El Viejo Almacén de Sauzal - Vigno 2012, tema desse post, é 100% Carignan.

As outras castas mais cultivadas são: Cabernet Sauvignon, Malbec, Merlot, Cabernet Franc e a Carmenère.

O produtor
A El Viejo Almacén de Sauzal é pequena até mesmo para ser chamada de boutique. Os 4 hectares de vinhedos de Renán Cancino Abarza, localizados na zona de Sauzal na província de Cauquenes, foram plantados pela sua família em 1950. A produção diminuta é de cerca de 6.500 garrafas/ano.
 
Idas e Vinhas
Renán Cancino Abarza, vinhedos centenários de Carignan e as Tinajas - Fotos de Enrique Rivera

A região foi duramente castigada durante o terremoto de 2010, ano de fundação da vinícola, e ainda hoje são poucas as casas que permaneceram em pé. A de Renán é uma delas.

A condução dos vinhedos é biodinâmica e bastante rústica. Renán não faz o uso de toda a tecnologia que hoje se tornou indispensável em qualquer vinícola. A cantina fica em uma casa velha e provisória. Não há tanques de aço inoxidável, prensas mecânicas ou computadores.

Os vinhos são elaborados em velhas tinajas, de vários tamanhos. O emprego da madeira é feito com parcimônia e não há adição do conservante SO2 (Dióxido de Enxofre ou Anidrido Sulfuroso).

O projeto nasceu em 27 de Fevereiro de 2010 com o objetivo de promover o Vale do Maule e a casta Carignan. As vinícolas que fazem parte do projeto são:

Alcance, Garcia Schwaderer, De Martino, El Viejo Almacén, Garage Wine Co., Gillmore, Lapostolle, Lomas de Cauquenes, Meli, Miguel Torres, Morande, Odfjell, Undurraga, Valdivieso, Viña Roja.

Há uma série de regras rígidas que devem ser seguidas durante a elaboração dos vinhos. Para entender um pouco mais sobre o projeto acesse o site oficial aqui.

Vamos ao vinho?
Vigno 2012
100% Carignan, 14,5% de álcool. Sem adição de sulfitos.

Cor vermelho rubi. Com aromas intensos e persistentes de cassis, cereja, framboesa, groselha e morango, além de baunilha e hortelã. De médio corpo e perfeito equilíbrio entre acidez taninos e álcool. As frutas vermelhas e a acidez se destacam. Seu final é muito intenso e persistente, com fundo frutado e refrescante. Convida a uma segunda taça.

Nota IV: 93
92 pontos no Descorchados 2015
Importadora: Domínio Cassis
Vendas no Rio de Janeiro: contato@idasevinhas.com.br

Idas e Vinhas

Veja mais um vinho deste mesmo produtor:
Huaso de Sauzal País 2013

Comentários