Provamos e aprovamos... Huaso de Sauzal País 2013

Idas e Vinhas

Renán Cancino é enólogo e sócio dessa vinícola localizada em Sauzal, no Vale do Maule, Chile. As melhores uvas de País são selecionadas e compradas dos produtores locais, e na maioria dos casos os parreirais têm mais de 50 anos.

Já escrevemos sobre a região e o produtor aqui.

A casta
A País é uma antiga variedade da região espanhola Castilla-La Mancha, e provavelmente descrita pela primeira vez em 1513 com o nome de Palomina Negra. Quase totalmente eliminada na Espanha pelo ataque da Phylloxera, teria sido considerada extinta se não fosse a descoberta recente de que foi trazida ao Novo Mundo pelos conquistadores espanhóis.

No Chile e na Argentina (na região de Cuyo, onde recebeu o nome de Criolla Chica) a chegada da País ocorreu em meados do século XVI. É uma casta vigorosa, bastante produtiva e resistente à seca. A área plantada no Chile fica em torno de 15.000 hectares, ou quase 13% do total da área vitícola. Cultivada principalmente nas regiões do Valle do Maule e Bío Bío, é utilizada principalmente para a produção local de vinho rosé. Mas nos últimos anos alguns produtores vêm investindo em novas técnicas e com isso obtendo interessantes resultados em vinhos de qualidade a partir da País.

Os vinhos de País são usualmente de coloração não muito carregada, frescos, com aromas de frutas vermelhas ácidas e taninos redondos.

Vamos ao vinho?
Huaso de Sauzal País 2013
100% País, 13,5% de álcool. Sem adição de sulfitos.

Cor vermelho rubi com reflexos violáceos. Com aromas intensos e persistentes de uva passa, cassis, ameixa e rosas. De médio corpo e bom equilíbrio entre acidez, taninos e álcool. Em boca se destacam os sabores de ameixa, cassis e goji seca, envoltos em excelente acidez e taninos finos. Final de boca muito intenso e persistente, com fundo frutado e refrescante.

Nota IV: 89
Vinícola revelação do ano e 92 pontos Descorchados 2015
Importadora: Domínio Cassis
Vendas no Rio de Janeiro: contato@idasevinhas.com.br

Idas e Vinhas

Bibliografia consultada para este post:
Jancis Robinson, Wine Grapes

Comentários