Provamos e aprovamos... William Fèvre Quino Blanc 2012

Idas e Vinhas


William Fèvre é um renomado produtor francês que se destaca pelos Premier Cru Chablis, na Borgonha, e o projeto no Chile iniciou-se há 20 anos em sociedade com Victor Pino Torche cuja família vem do ramo de mineração e agropecuária.


Já escrevemos sobre o produtor aqui.

O Valle de Malleco está localizado no extremo sul do Chile, o clima é mediterrânico (verões quentes e secos e invernos frios e chuvosos), com pluviosidade entre 900mm a 1200mm anuais não havendo necessidade de irrigação. Os solos são vulcânicos com grande quantidade de argila.

A vitivinicultura nesta região ainda está sendo descoberta. O maior desafio está em encontrar castas que se adaptem ao curto período de amadurecimento.

As castas que se destacam são a Pinot Noir, Chardonnay e Sauvignon Blanc.

William Fèvre é um dos produtores que vem ganhando notoriedade na região. Provavelmente pelo fato de que, segundo ele, Malleco apresenta condições climáticas semelhantes às da Borgonha. Dando como resultado vinhos com alta acidez e baixa graduação alcoólica.

Vamos ao vinho?
Quino Blanc 2012
D.O. Traiguén, Valle de Malleco
92% Sauvignon Blanc e 8% Riesling. Afinamento em carvalho francês de segundo uso. 12,7% de álcool. 3200 garrafas produzidas.

Cor amarelo ouro com reflexos dourados. Aromas delicados e persistentes de flores brancas, abacaxi e tangerina, além de mineralidade marcante e alguma nota defumada. Em boca, tem médio corpo, acidez fresca e álcool equilibrado. O abacaxi, os aromas cítricos e a mineralidade sobressaem. Final de muito boa intensidade e persistência, com fundo cítrico e mineral.

Nota IV: 90
Melhor mescla branca e 93 pontos no Descorchados 2015
Importadora: Domínio Cassis
Vendas no Rio de Janeiro: contato@idasevinhas.com.br

Idas e Vinhas

Comentários