Provamos e aprovamos... William Fèvre Little Quino Sauvignon Blanc 2012

Idas e Vinhas

Embora distantes geograficamente, quando se trata de vinho, Chile e França possuem extrema intimidade. Isso só ficou claro para nós durante nossa maratona enológica pelos vales chilenos, em 2012.

A influência francesa se faz sentir de várias formas: em joint ventures poderosas como o projeto Almaviva (Baron Philippe de Rothschild e Concha y Toro), laços familiares (Alexandra Marnier comandando a grande La Postolle), vinícolas boutique como a Aquitânia, VIK, Lomalarga e William Fèvre Chile. Essa proximidade não é apenas econômica, e se traduz também na forma de vinificar. As vinícolas com influência francesa que visitamos se orgulham de produzir vinhos onde a madeira não se sobressai, dando espaço para a fruta e o terroir mostrarem seu caráter.

Idas e Vinhas

William Fèvre é um renomado produtor francês que se destaca pelos Premier Cru Chablis, na Borgonha, e o projeto no Chile iniciou-se há 20 anos em sociedade com Victor Pino Torche cuja família vem do ramo de mineração e agropecuária.

Idas e Vinhas

Com cuidado e sem pressa, o solo das propriedades (nas terras altas do Vale do Maipo e ao sul em Malleco) foi cuidadosamente estudado para que os vinhedos fossem plantados. Foram necessárias duas décadas para que os resultados aparecessem, mas parece ter valido a pena. Na versão 2015 do guia Descorchados, os vinhos foram muito bem avaliados. 

Idas e Vinhas


Hoje a vinícola produz 7 linhas, sendo que a Quino e Little Quino são dos vinhedos mais frios, em Malleco, a 640 km ao Sul de Santiago. A proposta é produzir vinhos frescos, elegantes que expressem bem a fruta, o solo e o clima.

O rótulo premium Quino só é produzido em determinadas safras, quando as uvas alcançam o padrão de qualidade requerido pelo enólogo.

O Quino Sauvignon Blanc 2012 será o vinho de abertura da degustação exclusiva que promoveremos no próximo dia 21 de Julho no Restaurante Ráscal do Shopping Rio Sul. Inscreva-se logo porque são apenas 12 vagas!

Acesse o formulário de inscrição AQUI.

Saiba mais sobre a degustação Estrelas do Chile AQUI.

O vinho que degustamos hoje foi o Little Quino Sauvignon Blanc. Vamos a ele?

Little Quino Sauvignon Blanc 2012
D.O. Traiguén, Malleco Valley. 12,6% de álcool.
Foram produzidas apenas 12.508 garrafas.

Produzido com uvas colhidas manualmente e transportadas em pequenas caixas de 12 kg. Fermentado com leveduras nativas e a temperaturas não tão baixas para preservar os aromas primários da fruta. Passa por estágio em tanques de aço inoxidável para manter a acidez viva.

Cor amarelo palha com reflexos verdeais. Aromas delicados e persistentes de flores brancas, maracujá, lima da pérsia e alecrim, além de mineralidade marcante. Em boca, tem corpo leve, acidez fresca e álcool equilibrado. O maracujá fresco, os aromas cítricos e a mineralidade sobressaem. Final de boa intensidade e persistência, com fundo cítrico e mineral ao melhor estilo Chablis.

Nota IV: 85
Nota Descorchados 2015: 92
Importadora: Domínio Cassis
Vendas no Rio de Janeiro: contato@idasevinhas.com.br

Idas e Vinhas

Comentários