Idas e Vinhas na Estrada – 12/12/2012 parte IV – Viña VIK – Valle de Colchagua


Após o excelente almoço na Casa Silva (veja post aqui) nos dirigimos à Viña VIK, o que levou quase duas horas. 









A essa altura, não sabíamos exatamente o que encontrar, pois é uma vinícola bastante nova (o projeto iniciou em 2006 e a primeira safra lançada foi em 2009 com o propósito de produzir um dos melhores vinhos do mundo). Estávamos ansiosos por conhecer a propriedade, famosa pela beleza de seu terroir e pela exclusividade das acomodações (são apenas 4 suítes, enquanto o projeto do hotel com 16 quartos não fica pronto) e também para degustar o misterioso VIK.

Idas e Vinhas
Entrada da vinícola
A região
A VIK fica em uma microregião chamada Millahue Valley (Local de Ouro na língua indígena), ao norte do Valle de Apalta, subregião do Valle de Colchagua, a cerca de 180 km ao sul de Santiago. Fica próxima da Casa Lapostolle e da Viña Montes, só que do outro lado da montanha, o que deixa a VIK um pouco isolada.

Idas e Vinhas

A VIK, com seus impressionantes 4300 hectares (sendo 394 ha de vinhas) está localizada no interior do Millahue, em um local recortado por vários desfiladeiros. A vinícola se espalha por 12 pequenos vales, e essa condição cria uma variedade muito grande de microclimas, pois as condições de exposição ao sol e aos ventos são muito variadas. Essas peculiaridades foram minuciosamente estudadas para a escolha das castas que seriam plantadas em cada quartel. Afinal, o objetivo é produzir um vinho que esteja entre os grandes!

O clima da região também favorece o crescimento de castas viníferas. Pouca chuva, temperaturas moderadas e constantes durante o dia e noites muito frias. A posição geográfica da VIK também se beneficia do vento frio (2 a 3ºC) que chega na madrugada, vindo do Pacífico pelo caminho formado pela montanha Los Lazos e atravessando a propriedade. Esse vento resfria os vales e previne a desidratação das uvas, reduzindo o risco do aparecimento de fungos nos cachos.

A vinícola
Em 2004, o empreendedor norueguês Alexander Vik iniciou o projeto de formar um vinhedo de qualidade excepcional, capaz de produzir um vinho único, especial.

Foram dois anos de pesquisas pela América do Sul, até que a propriedade no Valle de Millahue fosse escolhida. A primeira safra, lançada em 2009, foi um sucesso, completamente vendida ainda nas barricas.

Idas e Vinhas

Nesses três anos, a vinícola segue em franco desenvolvimento, com alta tecnologia e técnicas sustentáveis. A nova bodega, super moderna, ainda está em construção, assim como o hotel.

Em nossa visita, pudemos degustar a safra 2010 e as parcelas que irão formar o blend do VIK 2011.

Passeio pelos vinhedos e a degustação
Atravessamos a entrada da vinícola e nos dirigimos ao lodge, para deixar nossa bagagem e aguardar o enólogo que nos receberia. Foi só o tempo de deixar as malas no quarto e ir ao encontro de Gonzague de Lambert, da equipe de enólogos.

Bastante simpático, Gonzague tem um currículo impressionante. Sua família é dona da vinícola Château de Sales, no Pomerol (França), que produz cerca de 15000 garrafas por ano. Com apenas 36 anos, está há cerca de 8 anos no Chile e trabalha no projeto da VIK desde o início. Ao ser perguntado porque resolveu deixar a França, respondeu que o Chile representava um desafio, uma oportunidade de aplicar novas técnicas. Na França não há espaço para inovações significativas, praticamente tudo já foi inventado.

Idas e Vinhas

Gonzague nos levou por um tour pelos vinhedos, que durou cerca de 1 hora. Foi possível perceber os diferentes terroirs, examinamos as videiras das diferentes castas, o princípio de irrigação...

Idas e Vinhas

A VIK utiliza o sistema de plantio por porta-enxerto, são vários tipos, dependendo de cada microterroir. As videiras são plantadas em sistema adensado ( 8 a 10 mil plantas por hectare), pois dessa forma a competição entre as plantas faz com que desenvolvam raízes mais profundas. Para que isso aconteça, as plantas são irrigadas por 3 a 4 anos.

Após o belo passeio, nos dirigimos à bodega para a degustação. Podemos dizer que foi uma das melhores experiências nesse sentido. Embora a VIK produza apenas um único vinho, a degustação que foi preparada foi realmente especial.

Antes da degustação, Gonzague nos mostrou a maquete da nova bodega, com todos os detalhes, onde belos espelhos d’água, além da beleza, irão auxiliar no controle da temperatura. Também foi apresentado um breve vídeo promocional sobre o projeto VIK.

Vamos à degustação?


Idas e Vinhas

Como referência tínhamos o VIK 2010, que está no mercado. Em seguida, cuidadosamente dispostas ao seu redor, 9 taças guardavam amostras do que será o VIK 2011. Ou seja, tivemos o privilégio de provar os diferentes lotes que estavam repousando nas barricas antes que os enólogos decidam o blend do vinho que será lançado.
 Idas e Vinhas

Cada taça representava um lote diferente. Ou seja, mesmo se as taças fossem de uma mesma casta, o quartel era distinto, pois as uvas de cada quartel são vinificadas e estagiam separadamente nas barricas.

Das 9 taças, 3 eram de Cabernet Sauvignon, 1 de Cabernet Franc, 1 de Merlot, 1 de Syrah e 3 Carmenère.

Foi uma verdadeira aula!! Foi possível distinguir as características de cada casta, bem como dos diferentes quartéis.

O vinho é realmente excelente. Encorpado, complexo, com destaque para as frutas vermelhas, notas florais e minerais. É um vinho que tem potencial de guarda, mas já está pronto e é bastante agradável quando jovem.

A hospedagem no lodge
Após a degustação, nos dirigimos ao lodge, onde passaríamos a noite.

Idas e Vinhas

Idas e Vinhas

Idas e Vinhas

Idas e Vinhas

Idas e Vinhas

O local é de uma beleza impressionante, e o lodge é muito aconchegante. Rústico e sofisticado ao mesmo tempo, com muito conforto.

Às 20h em ponto, nosso jantar foi servido. Comida preparada com esmero, acompanhada do belo VIK 2010.

Idas e Vinhas

Na manhã seguinte, após um delicioso café da manhã, a relações públicas Sabrina Fière veio nos desejar boa viagem. Muito gentil e simpática!

Muito obrigada à equipe VIK, que nos recebeu com tanta delicadeza e atenção. Foi uma experiência inesquecível!!

Comentários