Idas e Vinhas na Estrada – 11/12/2012 parte II – Matetic – Valle de San Antonio


Idas e Vinhas
Saímos da Casa Marín e seguimos para a Matetic, que fica a 120 km de Santiago e está localizada no Valle del Rosario, subdivisão do Valle de San Antonio. O que nos chamou logo a atenção foi o tamanho da propriedade. A Matetic foi fundada em 1999 e possui 9000 hectares, dos quais 168 ha são de parreiras sendo 50% de castas tintas e 50% de brancas. A sua produção anual está em torno de 300 mil litros de vinho. Os seus vinhos sempre foram bem pontuados pelas revistas  especializadas e no ano de 2012 ela foi eleita a "Winery o the Year" pela revista Wine & Spirits.

A vinícola foi construída estrategicamente em uma colina, para permitir que todo o processo de fabricação do vinho seja por gravidade. O recebimento das uvas é realizado na parte mais alta, a produção no andar abaixo e o envelhecimento acontece no subsolo. A arquitetura é moderna e clean, construída de forma a prover uma das mais belas vistas do vale.


Idas e Vinhas

Idas e Vinhas

A Matetic segue os princípios dos cultivos orgânico e biodinâmico (desde 2004) em 100% dos seus vinhedos e, de acordo com o sommelier, isso faz com que o custo dos vinhos seja cerca de 30% superior ao custo do cultivo tradicional (veja aqui a matéria sobre cultivo biodinâmico). Os seus vinhedos são certificados como orgânicos pela CERES GmbH da Alemanha. Já o ícone Matetic (bem mais caro que o EQ e o Corralillo) possui certificação biodinâmica.

Ao passear pelos vinhedos você poderá se deparar com 300 galinhas e gansos que são responsáveis pelo exterminío dos insetos e larvas. Cerca de 2000 ovelhas e algumas alpacas ajudam a manter as vinhas livres das ervas daninhas e também fertilizam a terra.

Idas e Vinhas

A nossa visita foi conduzida pelo experiente sommelier Ramon Salgado que respondeu a todas as nossas dúvidas durante o tour pelas belas instalações.

Idas e Vinhas

Idas e Vinhas

A vinícola investe bastante em pesquisas sobre seu terroir, a fim de identificar as variedades que melhor se adaptam em cada quartel. Isso inclui um detalhado estudo do solo, e tivemos a oportunidade de ver os recortes dos 4 tipos de solo existentes na propriedade. Eles variam em relação à profundidade das camadas de granito, quartzo, argila e areia. Particularmente sempre achei interessante poder visualizar e assim poder entender como se dividem as várias camadas do solo e sua influência no produto final.
Idas e Vinhas
Ramon nos explicando sobre as 4 camadas do solo
Para aqueles que quiserem, a vinícola conta com o elegante hotel “La Casona” e o restaurante "Equilibrio", bastante conceituado entre os chilenos. Há também opções de passeios pelos vinhedos, cavalgadas, degustações e cursos.
Idas e Vinhas

Idas e Vinhas

A degustação

Os vinhos da Matetic se dividem em duas linhas “EQ (Equilibrium)” e “Corralillo”.
Na linha EQ são produzidos Sauvignon Blanc, Chardonnay, Pinot Noir e Syrah e na Corralillo Chardonnay, Syrah, Gewürztraminer, Pinot Noir, Sauvignon Blanc, Riesling e um blend chamado “Winemakers Blend”.

Segundo Ramon, as linhas EQ e Corralillo não se diferem em qualidade, pois a vinificação é a mesma para as duas. As diferenças estão apenas no terroir e no estilo de cada vinho.

A degustação foi realizada na área externa da vinícola, em uma mesa montada sobre duas barricas e coberta por uma toalha branca. Simples e elegante.

Os vinhos que nos esperavam eram quatro exemplares da linha EQ:

Idas e Vinhas
EQ Coastal Sauvignon Blanc 2012 / EQ Chardonnay 2010 / EQ Pinot Noir 2010 / EQ Syrah 2010
EQ Coastal Sauvignon Blanc 2012
Vinho de tons verdeais. Ao agitar a taça surgem os aromas de frutas cítricas e tropicais, limão, lichia, flores brancas e alguma nota herbal. Na boca é bastante refrescante e mineral, confirmando as notas das frutas. De final agradável e levemente persistente.

EQ Chardonnay 2010 (90 pontos na WS)
Amarelo palha com reflexos verdeais. No nariz é bastante aromático com notas de mel, manteiga, pêssego, abacaxi e um leve defumado. Mostrou bom volume na boca, boa acidez e frescor.
É um Chardonnay bastante elegante.

EQ Pinot Noir 2010
Aromas intensos de cerejas e ameixas maduras, especiarias, fumo e menta. Boa estrutura e equilibrio na boca. Os taninos estão macios e a acidez está na medida.

EQ Syrah 2010 (91 pontos na WS)
Eu estava esperando ansioso por este exemplar pois tinha ouvido falar muito bem desta safra.
Vinho com bastante aromas concentrados e adocicados de frutas vermelas e negras maduras. Um leve toque de café, chocolate e pimenta do reino. Após agitar a taça novamente surgem aromas de terra molhada e pele de salame. No paladar é encorpado, levemente quente, a acidez e os taninos completam a boa estrutura deste belo Syrah que tem muitos anos de vida pela frente.
Idas e Vinhas

Idas e Vinhas

Nossa impressão da visita foi muito positiva. A Matetic é uma bela vinícola, seus vinhos são excelentes e com preços bastante razoáveis, que podem ser adquiridos na própria loja. Aliás, a loja é uma atração à parte, com vários produtos interessantes.

Retornamos a Santiago pela Rota 78, cansados mas bastante animados, pois no dia seguinte partiríamos em direção ao Valle Cachapoal, onde passamos os momentos que se revelariam inesquecíveis...

Acompanhe a nossa maratona abaixo:

Comentários