Idas e Vinhas na Estrada – 12/12/2012 parte I – Altaïr – Valle de Cachapoal


Idas e Vinhas
No terceiro dia da nossa maratona, Santiago amanheceu fria e parcialmente nublada. Saímos mais cedo do hotel, pois visitaríamos as regiões dos Valles Cachapoal e Colchagua, as mais distantes de Santiago previstas no nosso programa, seguindo a Rota 5 na direção Sul. Seriam 3 vinícolas, com almoço na Casa Silva e o pernoite na moderna VIK. Estávamos ansiosos, pois este dia prometia grandes emoções.




A nossa primeira parada a vinícola Altaïr, a 128 km ao sul de Santiago, no Valle Cachapoal, na região do Alto Cachapoal. Os vales Cachapoal e Colchagua são duas regiões que formam a DO Valle de Rapel. O Cachapoal, mais ao norte, sofre muito pouca influência marítima, e suas três maiores subregiões – Rancagua, Peumo e Alto Cachapoal – são conhecidas principalmente pela produção de vinhos tintos ricos (cerca de 85% da produção), com destaque para o Cabernet Sauvignon cujas uvas crescem próximas aos Andes e o Carmenère oriundo da parte central do vale.

A vinícola

A Altaïr faz parte do mesmo grupo ao qual pertence a Santa Helena, o VSPT Wine Group (Viña San Pedro Tarapacá), e seu papel é ser a vinícola boutique do grupo. E que boutique! Construída em 2001, produz dois rótulos, Altaïr e Sideral, em uma das localizações mais belas que já vimos.

O nome da vinícola evoca os céus, pois Altaïr é a estrela mais brilhante da Constelação da Águia. Essa constelação pode ser vista nos hemisférios Norte e Sul, simbolizando a união entre o Novo e o Velho Mundo.

Ao chegarmos nos portões da vinícola, localizados na base da colina onde fica a bodega, a bandeira do Brasil hasteada indicava que éramos esperados.

Idas e Vinhas

Ao descermos do carro, a vista era de tirar o fôlego. O dia, antes nublado, estava ensolarado e o céu muito límpido. Nossa guia, Danitza Olivares, e mais dois funcionários da vinícola nos aguardavam no terraço em frente à bodega, com café, água e petitfours. Ali mesmo começamos a conversar sobre a origem da vinícola, seu conceito de boutique, enquanto admirávamos o vale. De onde estávamos era possível identificar os quartéis de Cabernet Sauvignon nas áreas mais baixas, que são as vinhas mais antigas da propriedade de 150 ha (72 ha compostos pelos vinhedos), enquanto Carmenère, Syrah, Cabernet Franc e Petit Verdot se distribuem harmoniosamente pelas bases das encostas.
Idas e Vinhas
A recepção com Danitza
Idas e Vinhas

Idas e Vinhas

Idas e Vinhas
Bela vista dos quartéis
Idas e Vinhas

Idas e Vinhas

Idas e VInhas

Idas e Vinhas

Segundo Danitza, a conformação geológica da propriedade é muito particular. O solo rochoso compacto mais próximo da Cordilheira dos Andes confere um caráter mais forte ao vinho Altaïr. À medida que se desce em direção ao vale, o solo torna-se mais descompactado, e é desse solo que são provenientes as uvas para compor o Sideral.

Em seguida passamos à bodega, uma bela construção perfeitamente encaixada na montanha. Na área de vinificação há cubas de aço inoxidável (onde é vinificado o Sideral) e carvalho (para o Altair).

Idas e Vinhas

Na sala das barricas, cada micro unidade de terroir é vinificada em separado. Os enólogos então vão realizando provas às cegas onde se definem os lotes e as variedades que irão formar a mescla definitiva para o Altaïr e o Sideral.

Idas e Vinhas

Idas e Vinhas

Idas e Vinhas

Outra particularidade da vinícola é a enoteca, que guarda todas as safras produzidas dos dois vinhos. É possível também comprar qualquer uma das safras, pelo mesmo preço.

A degustação

A vinícola não distingue seus dois rótulos pela qualidade. Ambos são considerados ultrapremium com características distintas.

A mesa de degustação estava preparada com elegância, os vinhos convenientemente repousando em belos decanters. Vamos a eles!

Idas e Vinhas

Idas e Vinhas

Sideral 2008
Cabernet Sauvignon 78%, Carmenère 13%, Syrah 5% e Cabernet Franc 4%. Estagia 10 meses em barricas de carvalho francês de 225 litros (20% novas e 80% de segundo uso).

De bela cor rubi, o Sideral é um vinho complexo, encorpado, com aromas característicos de frutas vermelhas, violetas e leve amadeirado. Muito agradável na boca, taninos equilibrados e final longo.

Altaïr 2008
Cabernet Sauvignon 82%, Syrah 13%, Carmenère 3% e Petit Verdot 2%. Estagia 10 meses em barricas de carvalho francês de 225 litros (50% novas e 50% de segundo uso).

Se o Sideral já havia impressionado, o Altaïr elevou o nível da degustação. Mais encorpado, apresentou maior complexidade de aromas (foi possível identificar notas de cacau e pimenta, além das frutas vermelhas e notas florais). Um vinho muito equilibrado.

Idas e Vinhas

Depois dessa excelente degustação, agradecemos a bela acolhida e seguimos rumo ao próximo destino: Viña Santa Helena.


Acompanhe a nossa maratona abaixo:

Comentários