Idas e Vinhas na estrada - Roteiro completo da Volta ao Chile


Amanhã retornamos ao Brasil, depois de 9 dias no Chile, 6 deles dedicados a conhecer um número tal de vinícolas que fosse uma amostra representativa de toda a diversidade de terroirs, técnicas de vinificação e filosofias por trás daquilo que nós conhecemos por “vinho chileno”.


E foi uma experiência intensa e emocionante. A ideia que se tinha há alguns anos no Brasil sobre um único tipo de vinho chileno, tinto encorpado, alcoólico e amadeirado, se transformou em um matiz de cores, aromas e sensações tão diversas quanto seus belos vales vitícolas.

Para empreender essa maratona, selecionamos há alguns meses as vinícolas que gostaríamos de visitar. Partimos do princípio de que deveriam ser dos principais vales produtores, e a lista deveria incluir não apenas vinícolas grandes e conhecidas no mercado brasileiro como também as chamadas vinícolas boutique e vinícolas familiares, que se destacam na produção de vinhos de linha ultrapremium ainda pouco conhecidos no Brasil. Também selecionamos vinícolas que praticam a viticultura orgânica e biodinâmica, e um dos acontecimentos mais emocionantes dessa aventura foi sermos recebidos pelo próprio Alvaro Spinosa (o grande nome da vitivinicultura orgânica e biodinâmica da atualidade) e sua esposa Marina em sua vinícola de garagem, onde produzem o espetacular Antiyal (Filhos do Sol).

Bem, após a seleção das vinícolas, contatamos a Santiago Adventures, empresa de turismo chilena que vem se destacando no campo do enoturismo para que preparassem o roteiro. Sabíamos que muitas dessas vinícolas nem sempre recebem visitantes, e queríamos ser recebidos por pessoal de maior conhecimento, e não os guias que recebem os turistas de grupo. Após intensa troca de emails, aprovamos o roteiro, cuidadosamente preparado para que tivéssemos as melhores degustações e o melhor pessoal encarregado de nos recepcionar em cada visita. Também incluíram almoços harmonizados e um pernoite na vinícola boutique VIK (um dos locais mais lindos que tivemos o privilégio de conhecer).

O guia que nos foi destinado, Manuel Garcia, não poderia ter sido melhor escolha. Além da educação e cuidado conosco durante toda a semana, demonstrou profundo conhecimento da cultura vinícola chilena, tendo já degustado centenas de vinhos e com um senso crítico excelente. Mais que um guia, um amigo que fizemos nessa empreitada.

Voltando ao roteiro, percorremos os vales Aconcágua, San Antonio, Cachapoal, Colchagua (subdivisão do Vale Rapel), Maipo e Casablanca. Não fomos tão ao Norte (Limari) nem tão ao Sul (Malleco e Bio Bio) uma vez que as vinícolas que visitamos possuíam muitas delas vinhedos nessas regiões, e vinificam as uvas nas bodegas dos vales onde estão situadas.

Iremos, aos poucos, publicando posts específicos para cada vinícola, mas por hora fiquemos com o roteiro percorrido, para inspirar quem quiser ir se preparando!





Dia 01 – Vale do Aconcagua

1. Viña Von Siebenthal (conhecida por produzir um dos vinhos mais caros do Chile, o Tatay de Crístobal) 

2.  Viña Errázuriz, Seña e Chadwick (onde desfrutamos de um excelente almoço harmonizado, com direito ao ícone Don Maximiano, seguido de uma degustação premium com os vinhos Max Reserva e os ícones Seña – rótulo de Eduardo Chadwick - e La Cumbre). A Errazuriz na verdade é uma visita que vale por três, já que os ícones Don Maximiano, La Cumbre, Seña e Chadwick são vinificados na mesma bodega construída na propriedade Errázuriz. Assim podería-se dizer que completamos 20 vinícolas.

Dia 02 – Vale de San Antonio

3. Casa Marin (onde desfrutamos de um almoço com um dos membros da família Marin, preparado com ingredientes locais e servido em uma das casas da propriedade)

4.    Viña Matetic

Dia 03 – Vale Cachapoal

5.    Viña Altair 

6.    Santa Helena (que possui uma linha ultrapremium excelente e de ótimos preços) 

7.    Casa Silva (onde almoçamos) 

8.    VIK

Dia 04 – Vale do Colchagua

9.    Viña Montes 

10. Casa Lapostolle (onde almoçamos no belo restaurante, em meio aos vinhedos) 

11. Neyen

Dia 05 – Vale do Maipo


13. Almaviva 

14. Antiyal

Dia 06 – Vale de Casablanca

15. Veramonte 

16. Loma Larga 



Acompanhe a nossa maratona abaixo:

Comentários

  1. Prezada

    Pro favor coloca a lista dos hoteis que hospedaram nesta viajem
    Izaias Amorim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Izaias!
      Nós nos hospedamos no Radisson Plaza Santiago. O hotel é excelente e fica em ótima localização de saída para os passeios. http://www.radisson.cl/plazasantiago

      Em apenas uma noite, na visita ao Valle de Colchagua, mais distante, é que ficamos hospedados na vinícola VIK, http://www.vik.cl/,(inesquecível). Contato: turismo@vik.cl.

      Abraços.

      Excluir

Postar um comentário