Idas e Vinhas na Estrada – 15/12/2012 parte I – Viña Veramonte – Valle de Casablanca


Idas e Vinhas

O dia amanheceu muito claro e ensolarado, e nosso guia Manoel, eficiente como sempre, já nos aguardava para o que seria o encerramento perfeito dessa viagem. E tomando a direção Oeste pela Rota 68, rumo ao litoral de Valparaíso, seguimos para o vale de maior tradição em uvas brancas do Chile, o Valle de Casablanca.

Veramonte, Loma Larga, Emiliana e Kingston foram as vinícolas que visitamos.

A região
O Valle de Casablanca é a referência chilena quando se trata de uvas brancas. As uvas plantadas aqui são reconhecidas internacionalmente pela qualidade.

Foi a primeira região vinícola de clima frio criada no Chile, cerca de 25 anos atrás. O que antes era uma região relativamente pouco trabalhada (dedicada à pecuária) hoje está tomada por vinhedos, transformada em um belo tapete verde!
  
Idas e Vinhas

As rainhas são a Chardonnay e a Sauvignon Blanc, mas muito produtores vêm se dedicando, com sucesso, ao cultivo de Pinot Noir.

É uma zona de clima mediterrâneo e mais frio que o Valle Central, recebendo influência da brisa marítima da tarde. Apresenta poucos níveis de chuva e está sujeita a geadas. Em virtude das temperaturas mais baixas, as uvas de Casablanca amadurecem mais tarde, e a colheita ocorre cerca de um mês mais tarde do que as outras regiões.

A vinícola

Idas e Vinhas

A Veramonte é um dos grandes grupos vinícolas do Chile, embora familiar (de propriedade de Agustín Huneeus). Seus vinhos são de muito boa qualidade, corretos e de preços bastante acessíveis (a linha Reserva chega no mercado brasileiro em torno de R$ 35,00 e o Premium Primus em torno de R$45,00).

Idas e Vinhas

Fundada em 1996, geograficamente a Veramonte é a primeira vinícola do Valle de Casablanca. Fica a cerca de 70 km de Santiago. A bela bodega, inaugurada em 1998 e projetada pelo arquiteto Jorge Swinburn, possui impressionantes 7896m2. Fica bem visível para quem segue pela estrada, e por isso mesmo conta com uma loja muito bem equipada, com uma vasta seleção de vinhos, acessórios e até roupas.


Idas e Vinhas

O foco da Veramonte é o mercado externo, principalmente o norteamericano. Para tanto, a empresa também investiu no segmento de boutique - vinhos ultrapremium de produção limitada - com o projeto Neyen (veja aqui o post da visita).

Idas e Vinhas

A degustação
Nossa visita à Veramonte foi breve. Apenas paramos para a degustação clássica de três rótulos, entre eles um da linha premium – o Primus.

Idas e Vinhas

Ao chegarmos, a mesa já estava preparada. Considerando que ainda era de manhã, a harmonização com excelentes queijos foi providencial!

Idas e Vinhas

100% Sauvignon Blanc.
Bastante fresco e frutado, com destaque para aromas cítricos (lima, laranja) e de maracujá. Aparecem também notas de flores brancas. O queijo de cabra de ótima qualidade foi o acompanhamento ideal.

95% Carmenere, 5% Cabernet Franc.
Vinho estruturado, de bom corpo e taninos agradáveis, aromas de frutas vermelhas, pimenta do reino e um leve tostado. Para harmonizar, o queijo parmesão ao estilo Grana Padano realçou a estrutura e os aromas do vinho.

Para encerrar, o Primus The Blend 2010, faz juz ao título de premium da vinícola. Sua produção segue o mesmo método empregado nos tintos top produzidos no Napa Valley: produção limitada a 6-7 toneladas/ha, seleção das melhores uvas e passagem de 12 a 14 meses em barricas francesas. Para o projeto Primus a Veramonte conta com a consultoria de ninguém menos que Álvaro Espinoza (que produz o Antiyal, veja aqui o post da visita).

 Primus The Blend 2010

39% Cabernet Sauvignon, 28% Carmenere, 23% Syrah, 10% Merlot.

Bom corpo, aromas de ameixas maduras, violetas e tostado. Na boa é equilibrado, com taninos de muito boa qualidade e final bastante agradável e de media intensidade. Para acompanhar, o queijo de ovelha curado harmonizou muito bem.

 Idas e Vinhas

Em seguida nos dirigimos ao próximo destino: Viña Loma Larga

Acompanhe a nossa maratona abaixo:

Comentários