Idas e Vinhas na Estrada – 13/12/2012 parte III – Neyen – Valle de Colchagua


Deixamos a Casa Lapostolle (veja aqui) e seguimos na direção leste, a caminho da Neyen. O caminho é curto, pois ambas estão muito próximas à cidade de Santa Cruz.


A Vinícola
Neyen significa “Espírito de Apalta”, reverenciando os séculos de existência e a alma do seu terroir.

Fundada em 2002, é a vinícola boutique do grande grupo Veramonte Foi construída no mesmo local onde no século 19 funcionava uma  antiga vinícolas chilenas.

Idas e Vinhas

A localização do vinhedo é bastante peculiar. Embora também dentro da “ferradura” que inclui a La Postolle, é possível distinguir as diferenças no microclima. O ar é bem mais seco (em um dado momento lemos 11% de umidade em um sensor externo à cave) e mais quente. Isso porque a propriedade fica ao pé da montanha, protegida dos ventos que vêm do Pacífico.

Idas e Vinhas


A visita e o vinho
Quem nos recebeu foi Gonzalo Silva. As visitas são privadas, por isso devem ser marcadas com antecedência.

Idas e Vinhas

Primeiro demos uma volta pelo vinhedo constituído por Carmenère e Cabernet Sauvignon. São 50 ha de solo granítico destinados ao Neyen e alguns vinhos premium da Veramontes. Logo nos impressionamos com a espessura dos troncos das videiras. Algumas parcelas datam de 1890! Há também parcelas mais jovens, mas mesmo assim de idade considerável. Essa característica traz uma curiosidade: as videiras, de pé franco (ou seja, sem enxerto) não precisam de irrigação. Suas raízes são tão profundas que alcançam a água do lençol freático alimentado pela água do degelo dos Andes (as Napas).

Idas e Vinhas

Idas e Vinhas

Idas e Vinhas

A bodega tem estilo contemporâneo, de linhas retas e revestimento de concreto, harmoniosamente “encaixada” na paisagem. O maquinário é de alta tecnologia e a operação é por gravidade. Os vinhos fermentam em tanques de aço por cerca de 30 dias a 28oC, para extração intensa de cor e taninos.

Idas e Vinhas

A cave ocupa o prédio da antiga bodega de 1890. A construção foi bastante afetada pelo terremoto de 2010. Ainda é possível ver as falhas nas paredes. Lá ficam as barricas onde o Neyen envelhece entre 14 e 20 meses antes de ser engarrafado.

Idas e Vinhas

Idas e Vinhas

O principal mercado da Neyen são os Estados Unidos (cerca de 50%) e a produção é de aproximadamente 180 mil litros/ano. A estratégia é produzir apenas um rótulo, de extrema qualidade e pouca produção.

80% Carmenère; 20% Cabernet Sauvignon.

De cor rubi muito escura e brilhante, o Neyen impressiona pelos aromas e pela qualidade dos taninos. Encorpado, aromas de pimenta do reino, frutas vermelhas, algo de vegetal e madeira. A madeira aparece na medida certa, pois apenas 70% do vinho passa em barricas novas. A maciez dos taninos da Carmenère tornam esse vinho intenso muito agradável de beber.

Idas e Vinhas

Idas e Vinhas

Veja aqui um interessante vídeo sobre a vinícola



Agradecemos ao Gonzalo a atenciosa recepção!
E assim terminamos esse dia marcante da nossa maratona, tomando o caminho de volta a Santiago.....

Acompanhe a nossa maratona abaixo:

Comentários