Provamos e aprovamos... Viña Santa Carolina Reserva de Família Cabernet Sauvignon 2012



Idas e Vinhas

A Santa Carolina foi fundada em 1875. Em 1975 foi comprada pela família Larrain, à qual pertence até hoje. Todos os números são expressivos quando se trata da Santa Carolina. A produção anual é de cerca de 25 milhões de garrafas, cuja origem são os mais de 1 mil hectares de vinhedos espalhados pelos principais valles do Chile.

Se os números impressionam, a qualidade não fica atrás. O vasto portfólio é consistente e o Brasil é um dos grandes apreciadores e importadores. Em 2015 foi eleita a Vinícola do Ano do Novo Mundo pela revista Wine Enthusiast, além de receber notas altas do Guia Descorchados.

O enólogo André Caballero está na vinícola desde 2005 e foi o responsável pela diversificação do portfólio de vinhos da Santa Carolina. Em parceria com o também enólogo Alejandro Wedeles, seguem em busca de vinhedos especiais, que resultem em vinhos também especiais. Um exemplo é a linha Specialties, cujo ótimo Sauvignon Blanc é produzido com uvas do vinhedo em Bucalemu, no Valle de San Antonio (a 4km do mar). O vinho possui acidez viva e aromas herbáceo, ótimo para acompanhar frutos do mar.

Outro lançamento é o projeto Pereira para homenagear o fundador da vinícola, elaborado com uvas de vinhas velhas (70 anos localizadas em diversas partes do Valle Central), regadas por inundação (como nos anos 60) e utilizando técnicas de mínima intervenção. Os vinhos foram vinificados em barris de carvalho antigo onde permaneceram por um ano. Depois foi feita a mescla e o produto final afinou em carvalho francês novo por 12 meses. O blend é composto por 90% Cabernet Sauvignon, 5% Cabernet Franc, 2% Malbec e 3% outras variedades.

Também escrevemos sobre outro destaque da Santa Carolina, o ícone Herencia (leia aqui).

O vinho que provamos para este post é o premium Santa Carolina Reserva de Família Cabernet Sauvignon. Esse vinho e o Carmenère estão no nosso Wine Club da semana, com preços promocionais. Compre aqui.

Vamos ao vinho?
Santa Carolina Reserva de Família Cabernet Sauvignon 2012
100% Cabernet Sauvignon, estágio de 15 meses em barricas de carvalho e mais 6 meses em garrafa antes de ser liberado ao mercado. 13,8% de álcool.

Cor vermelho granada. Apresentou ampla variedade de aromas de muito boa intensidade e persistência, destacando-se ameixas maduras, groselha, cassis, pimenta do reino, tabaco, chocolate, trufa, terra molhada, rosas e alguma nota vegetal. Em boca é encorpado, com bom equilíbrio entre acidez, álcool e taninos, ganhando destaque as frutas negras, a pimenta e o tostado da madeira. Com aroma de boca de muito boa qualidade, intensidade e persistência.

Nota IV: 89
WS: 87
Descorchados: 94

Idas e Vinhas

Comentários