Aconteceu... Wine Experience especial dia internacional da mulher

Idas e Vinhas

Os vinhos espumantes são sinônimo de celebração. Seu frescor e leveza combinam perfeitamente com as nossas noites de verão. Pensando nisso e tendo como inspiração o Dia Internacional da Mulher, vivenciamos uma noite muito divertida no último dia 08 de Março...

Idas e Vinhas

No Brasil, muitas pessoas se referem a todo espumante como Prosecco ou Champagne. Para esclarecer essa e outras dúvidas, selecionamos para a noite 09 espumantes de diferentes partes do mundo (entre eles um Champagne). Foi possível, ao longo do desfile de borbulhas, apresentar de modo simples e descontraído que o mundo dos espumantes é bastante rico e diversificado.

Idas e Vinhas

Resumo da história:
- São chamados Prosecco apenas os espumantes produzidos nessa denominação geográfica italiana, localizada no Veneto. A casta utilizada é a Glera (anteriormente chamada de Prosecco). Escrevemos um post sobre esse assunto, leia AQUI.

As vinícolas brasileiras que comercializam “Prosecco” na verdade utilizam a Glera, que ainda chamam de Prosecco. Ou então não sabem bem o que estão vendendo. Mas uma coisa é certa: o termo Prosecco é marca exclusiva da região Italiana.

- O Champagne é o espumante produzido na appellation francesa de mesmo nome. Mas não é só isso! Entre outras regras, só podem receber o rótulo Champagne os que foram produzidos pelo método tradicional (com a segunda fermentação em garrafa). Tanto que os espumantes franceses que não obedecem a essas regras recebem outros nomes: crémant, vin mousseux...

- O espumante espanhol produzido pelo método tradicional na região da Catalunha recebe o nome da denominação de origem Cava.

E a noite seguiu assim...
Os participantes se divertiram muito, pois a degustação foi feita às cegas, e o desafio era identificar o Champagne. Isso possibilitou uma grande interação entre o grupo e deixou a noite bem descontraída, do jeito que gostamos!

As quiches ficaram muito gostosas, e o espaço Como em Casa estava lindamente decorado.

Espumantes apresentados...
- Espumante Cave Geisse Brut Nature 2011 (Brasil, D.O Pinto Bandeira - RS)
- Prosecco Terra Serena - Prosecco di Valdobbiadene Superiore DOCG (Itália, Veneto)
- Cava Gramona La Cuvee Gran Reserva Brut 2012 - D.O Cava (Espanha, Barcelona)
- Espumante Escorihuela Gascon - Extra Brut (Argentina, Mendoza)
- Espumante Veuve du Vernay Brut - (França, Borgonha)
- Champagne Perrier-Jouët Grand Brut - (França, AOC Champagne)
- Espumante Abreu Garcia Brut Rosé (Brasil, Santa Catarina)
- Espumante Hermann - Lírica Crua (Brasil, Pinheiro Machado - RS)
- Espumante Chandon Passion Rosé (Brasil, Garibaldi - RS)

Idas e Vinhas

Para comer...
- Antepastos
- Salada de folhas verdes, nozes e peras caramelizadas
- Quiches: 3 cogumelos, Lorraine; e cebolas caramelizadas
- Água, licor e café

Idas e Vinhas

A temporada 2017 de Wine Experiences promete encontros memoráveis! Fiquem atentos e inscrevam-se sem qualquer custo em nosso Wine Club (aqui) para saber em primeira mão todas as novidades.

Quer fazer um evento personalizado e exclusivo, está em busca de excelentes vinhos? Fale conosco! contato@idasevinhas.com.br

Comentários