Provamos e aprovamos... El Viejo Almacén de Sauzal – Huaso de Sauzal Garnacha 2012

Idas e Vinhas

Não que precisemos de muito estímulo para alternar entre brancos tintos, mas a leve queda de temperatura no Rio de Janeiro foi um bom pretexto para abrirmos o Huaso de Sauzal Garnacha 2012.

A El Viejo Almacén de Sauzal, é uma vinícola com apenas 4 hectares de vinhedos localizados na zona de Sauzal na província de Cauquenes, Chile. Vinícola familiar, hoje sob o comando de Renán Cancino Abarza, produz em torno de 6.500 garrafas/ano a partir dos vinhedos plantados em 1950.

Mas a Huaso é pequena apenas quando se trata de quantidade. Quanto à qualidade, a diminuta vinícola cresce e aparece, sendo destaque em respeitadas publicações, como o Guia Descorchados. Foram dois prêmios em 2016: um dos vinhos revelação e o melhor vinho chileno da casta país, alcançando 94 pontos. Em 2015 a El Viejo Almacén de Sauzal foi eleita vinícola revelação.

Já escrevemos sobre a região e o produtor aqui.

A casta
De origem espanhola, da região de Aragón, a Garnacha é também conhecida na França como Grenache, na Sardenha (Itália) como Cannonau e no Veneto (Itália) como Tocai Rosso.

Em climas secos, os frutos são pequenos e de casca grossa, originando vinhos de coloração densa, taninos bastante presentes e com bom potencial de guarda.

Vamos ao vinho?
Huaso de Sauzal Garnacha 2012
100% Garnacha, 13,8% de álcool. Sem adição de sulfitos.

Cor vermelho rubi profundo. Com aromas bastante finos, intensos e persistentes de cassis, framboesa, groselha e morango, além de funcho, hortelã, e tabaco. De médio corpo e perfeito equilíbrio entre acidez, taninos e álcool. Em boca os taninos são marcantes, de boa qualidade. As fruitas vermelhas e o frecor da hortelã se destacam e o final é muito intenso e persistente, com fundo frutado e refrescante.

Esse é um daqueles vinhos que você só para de tomar quando acaba a garrafa!

Nota IV: 90
91 pontos no Descorchados 2014
Importadora: Domínio Cassis
Vendas no Rio de Janeiro: contato@idasevinhas.com.br

Idas e Vinhas

Comentários