Provamos e aprovamos... Masseria Tagaro Pignataro Primitivo di Manduria 2015

Idas e Vinhas

A Masseria Tagaro está localizada no coração da Puglia (sudeste da Itália), no Valle de Itria (450 metros acima do nível do mar), região cercada por plantações de oliveiras centenárias e vinícolas.

A vinícola é familiar e está na terceira geração. Possui 40 hectares de vinhedos orgânicos onde cultiva a branca Verdeca e as tintas Primitivo di Manduria, Nero d’Ávola, Nero di Troia, Negroamaro, Susumaniello e Merlot.

A região
A Puglia abrange uma área de 19.000 km². A capital, Bari, é banhada ao sul pelo Mar Jônico e a oeste e norte pelo Mar Adriático. O clima mediterrâneo, os solos calcários e a topografia praticamente plana favorecem o cultivo das parreiras e a maturação das uvas.

Responde por cerca de 17% de toda a produção de vinho da Itália. O sistema de cooperativas prevalece e a maior parte da produção é comercializada a granel localmente e no norte da Itália. Um percentual é exportado a França e o restante engarrafado como Vino da Tavola.

As principais castas cultivadas são: Bombino Nero, Montepulciano, Sangiovese, Verdeca, Malvasia, Trebbiano, Bianco d’Alessano, Bombino Bianco, Negroamaro, Primitivo e Uva di Troia.

Se a maioria dos vinhos é mais simples, a Puglia também produz vinhos de prestígio, classificados pelo sistema de denominações de origem.

Idas e Vinhas


As denominações
4 DOCG
Primitivo di Manduria Dolce Naturale, Castel del Monte Bombino Nero, Castel del Monte Nero di Troia Riserva e Castel del Monte Rosso Riserva

29 DOC
Aleatico di Puglia, Alezio, Barletta, Brindisi, Cacc'e mmitte di Lucera, Castel del Monte, Colline Joniche Tarantine, Copertino, Galatina, Gioia del Colle, Gravina, Leverano, Lizzano, Locorotondo, Martina or Martina Franca, Matino, Moscato di Trani, Nardò, Negroamaro di Terra d’Otranto, Orta Nova, Ostuni, Primitivo di Manduria, Rosso Canosa or Canasium, Rosso di Cerignola, Salice Salentino, San Severo, Squinzano, Tavoliere delle Puglie ou Tavoliere e Terre d'Otranto

6 IGT
Daunia, Murgia, Puglia, Salento, Tarantino e Valle d'Itria

Vamos ao vinho?
Pignataro Primitivo di Manduria 2015
100% Primitivo di Manduria, 6 meses em carvalho francês e 4 meses em garrafa antes de ser comercializado. 14,5% de álcool.

Cor vermelho rubi. Com ampla gama de aromas bastante finos, intensos e persistentes de geleia de frutas negras, rosas, figo seco, uva passa, cassis, baunilha, canela, tabaco, hortelã e chocolate. Em boca é encorpado, com muito bom equilíbrio entre acidez, álcool e taninos, que são de ótima qualidade. Confirmam-se os sabores do cassis e do figo, e o leve tostado da madeira. De final muito longo e persistente com retrogosto frutado e adocicado.

Depois de um tempo na taça foi ficando cada vez melhor, liberando novos aromas e sabores. Embora adocicado, não é enjoativo, e o álcool está na medida certa.

Nota IV: 89
Importadora: Dominio Cassis
Vendas no RJ: contato@idasevinhas.com.br

Idas e Vinhas

Veja o que achamos dos outros vinhos da Masseria Tagaro
Pignataro Nero di Troia 2014

Comentários