Provamos e aprovamos… Columbia Crest Grand Estates Cabernet Sauvignon 2013


A Columbia Crest produz vinhos muito bons de forma bastante consistente ao longo das safras...


São cerca de 2500 acres de vinhedos próprios localizados na AVA Columbia Valley, no estado norte americano de Washington. E é aqui que muitos se confundem! Não estamos falando da capital Washington DC– costa Leste, mas sim do estado de Washington – costa Oeste e conceituada região produtora de vinhos (embora não tão conhecida por aqui quanto a Califórnia).

As vinhas começaram a ser plantadas em 1978, e a primeira safra data de 1983. Tendo como enólogo desde 2003 o argentino Juan Muñoz Oca, a safra de 2005 do Cabernet Sauvignon Reserva foi considerado em 2009 "O Vinho do Ano" pela revista americana Wine Spectator. Ao longo do tempo, as críticas sempre foram bastante positivas, sinal da consistência da vinícola.

Atualmente a Columbia Crest divide o protfólio em 3 linhas: a de entrada (Grand Estates), uma linha intermediária (H3) e a premium Reserve.

O vinho deste post é o Grand Estates Cabernet Sauvignon 2013. Mesmo sendo da linha de entrada, mostrou ampla gama de aromas, apresentando intensidade e persistência tanto no nariz quanto em boca.

Vamos ao vinho?
Columbia Crest Grand Estates Cabernet Sauvignon 2013
87% Cabernet Sauvignon, 7% Merlot e 6% Syrah. A fermentação malolática é conduzida em tanques de aço inoxidável e de carvalho. Após o blend e antes de ser engarrafado, permanece pelo menos 6 meses em barricas de carvalho francês e americano (50% novas). 13,5% de álcool.

Cor vermelho granada. Aromas finos, persistentes e muito intensos de violetas, cassis e framboesas, ameixas maduras, geleia de frutas vermelhas e negras, tabaco, chocolate, café e madeira, além do frescor do eucalipto. Em boca tem bom corpo e equilíbrio entre acidez, álcool e taninos. Os taninos estão presentes de forma agradável. Embora a madeira apareça bastante intensa no nariz, em boca está bem integrada. Destacam-se o café e a geleia de frutas. De final longo, intenso e persistente com fundo de geleia de frutas, menta e madeira.

Nota IV: 89 
Importadora: Winebrands

Idas e Vinhas


Leia mais sobre a Columbia Crest:

Columbia Crest H3 Horse Heaven Hills Cabernet Sauvignon 2009

Columbia Crest H3 HorseHeaven Hills Chardonnay 2009

Comentários