Vinho Marqués de Murrieta Reserva 2007 no Winebar do dia 29 de Agosto de 2013

Idas e Vinhas
O Winebar de hoje teve como tema o evento World Wine Experience 2013, promovido pela importadora World Wine e que acontece nos dias 9 e 10 de Setembro em São Paulo e dia 11 no Rio de Janeiro.

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Este ano o evento vem com um formato diferente. Embora a World Wine tenha mais de 2000 rótulos de 120 produtores em seu portfólio, optou por um World Wine Experience temático: Península Ibérica.

Nesse duelo ibérico, quem ganha é o público. Serão apenas 16 produtores apresentando 86 rótulos provenientes não apenas das regiões mais conhecidas de Portugal e Espanha, mas de novas áreas que vêm se destacando no mercado internacional. 
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Gianni Tartari, Daniel Perches e Maitê Marani
O Winebar foi bastante dinâmico e interessante: foram distribuídos entre os blogs convidados 15 vinhos do universo de 86 rótulos que serão apresentados no evento. Maitê Marani e Gianni Tartari (World Wine) e Daniel Perches apresentaram os vinhos e degustaram dois: o branco livre de sulfito Carm SO2 free 2011 (região do Douro/Portugal) e o tinto Marqués de Murrieta Reserva 2007 (região de Rioja/Espanha).

Confiram todos os rótulos do Winebar: 

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Vamos ao vinho? 

A Bodega Marquésde de Murrieta tem mais de 160 anos. A vinícola surgiu no ano de 1852 quando Luciano de Murrieta e García Lemoine elaboraram o que foi considerado o primeiro vinho fino da região, e também o primeiro Rioja a ser exportado. O sucesso foi tal que a vinícola alçou voos maiores, adquirindo a Finca Ygay e construindo o castelo de Ygay. O vinho Castillo Ygay é o ícone da bodega, e só é lançado em anos cujas safras foram realmente excepcionais.

Hoje a vinícola possui 300 hectares de vinhedos que estão localizados ao sul de Rioja Alta onde cultivam 5 variedades tintas (Tempranillo, Garnacha, Mazuelo, Graciano e Cabernet Sauvignon) e uma branca (Viura).

O Marqués de Murrieta Reserva 2007 é um corte de 85% Tempranillo, 8% Garnacha, 6% Mazuelo e 1% Graciano. São quase quatro anos dedicados à produção do vinho: 20 meses em barricas de carvalho americano e mais dois anos de afinamento em garrafa antes de ser comercializado. 

Idas e Vinhas

A sua cor é vermelho rubi com reflexos granada. No nariz os aromas são de ameixas maduras, cerejas, baunilha e um leve toque herbal. Equilibrado, em boca apresentou médio corpo, as frutas foram confirmadas, boa acidez, boa textura de taninos e final longo.

Com 6 anos, consideramos que está pronto, mas com certeza ainda tem muita vida pela frente.

Notas:
IV: 85
WS: 83

Importado pela World Wine e custa R$140,00 (em promoção por R$ 125,90).

Para informações sobre o World Wine Experience 2013, acessem:


Vejam aqui os post das edições do Winebar que participamos:

Vinhos House of Mandela no Winebar do dia 23 de Julho de 2013


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