Aconteceu... World Wine Experience 2013 Península Ibérica – Rio de Janeiro, 11 de Setembro de 2013

Idas e Vinhas

Quarta feira passada foi a vez do evento da importadora World Wine apresentar o World Wine Experience 2013 no Rio de Janeiro.

Este ano o evento, em sua 10ª edição, veio com um formato diferente. Embora a World Wine tenha mais de 2000 rótulos de 120 produtores em seu portfólio, optou por uma edição temática: Península Ibérica.

Nesse duelo ibérico, quem ganhou foi o público. Foram apenas 16 produtores apresentando cerca de 90 rótulos provenientes não apenas das regiões mais conhecidas de Portugal e Espanha, mas de novas áreas que vêm se destacando no mercado internacional. Interessante também é que muitos dos rótulos apresentados ainda não são comercializados por aqui, estão em fase de pesquisa de mercado.

Produtores da Espanha
Bodegas y Viñedos Ponce

Produtores de Portugal
Quinta da Falorca

Para nós, o grande atrativo de um evento como este, além dos vinhos é claro, é a oportunidade de conversar diretamente com os enólogos/produtores e/ou representante das vinícolas. Tiramos dúvidas sobre determinado detalhe da vinificação, do estágio em madeira, e assim por diante. Merecem destaque Rubén Robledo (Marqués de Murrieta), Catarina Vieira (Herdade do Rocim), Filipe Madeira (CARM) e a consultora de vinhos Marcia dos Santos Cacano.

Quanto ao Marqués de Murrieta e o Herdade do Rocim, muito bons, já havíamos tido a oportunidade de degustar e comentar, pois participamos do interessante projeto Winebar, de Daniel Perches. Confira aqui os posts: Marqués de Murriteta e Herdade do Rocim.

O credenciamento foi rápido e em seguida você recebia o caderno de anotações, caneta e taça. Havia a possibilidade de comprar os vinhos que estavam sendo apresentados no evento. Havia desconto de 20% para compras acima de R$300,00 e as garrafas seriam entregues no endereço indicado pelo comprador.

As comidinhas eram variadas e gostosas. Biscoitos, torradinhas, pães, pastas, queijos e frios. Estavam dispostas na sala de credenciamento. 
Idas e Vinhas
 Idas e Vinhas

Sentimos falta de uma ilha de distribuição de água, elemento fundamental para eventos como esse. Água para lavar as taças não tem essa função.

De acordo com a Organização, o evento seria limitado a 300 participantes. Mas a impressão foi que havia muito mais, o que acaba por afetar o aproveitamento. Ficou difícil circular e degustar os vinhos. Embora possa ser encarado como um fato positivo essa grande procura do público carioca por eventos de vinho, os Organizadores têm que estar atentos e providenciar infraestrutura adequada. A edição de São Paulo aconteceu em dois dias (09 e 10 de Setembro) e teve uma sessão inteira dedicada a profissionais. Talvez o Rio de Janeiro já esteja pronto para isso!

Vamos à relação dos vinhos que mais gostamos?

Produtores da Espanha:
Pere Ventura (Penedès)
Cava Tresor Rosé
Cava Tresor Reserva 
Idas e Vinhas
Dinastia Vivanco (Rioja)
Reserva Colección de Família 2005
Parcelas de Garnacha 2007
Idas e Vinhas
Idas e Vinhas
Marqués de Murrieta (Rias Baixas)
Idas e Vinhas

Idas e VinhasIdas e Vinhas
Bodegas Borsao (Campo de Borja)
Tres Picos Garnacha 2011
Idas e Vinhas
Falset-Marçà (Montsant)
Idas e Vinhas
Bodegas Mas Alta (Bierzo)
Idas e Vinhas
Bodegas y Viñedos Valderiz (Ribera del Duero)
Idas e Vinhas
Bodegas y Viñedos Ponce (Manchuela) - (os 3 vinhos são excelentes!!)
La Casilla 2011
PF 2011
Pino 2011 
Idas e Vinhas
Produtores de Portugal
CARM (Douro)

Idas e Vinhas
Herdade do Rocim (Alentejo)
Mariana 2012 (branco)
Olho de Mocho Reserva 2011 (branco)
Grande Rocim 2009 
Idas e Vinhas
Idas e Vinhas
Quinta da Falorca (Dão)
Encruzado 2011 (branco)
Reserva 2009
Idas e Vinhas

Comentários