Aconteceu… Degustação Idas e Vinhas – Encantos da Pinot Noir

Idas e Vinhas

No dia 30 de Julho foi a vez da Pinot Noir brilhar na degustação que apresentamos no restaurante Ráscal do Rio Sul. Foram selecionados 6 rótulos representando os países que mais se destacam no desafio de produzir Pinot Noir.


A degustação foi conduzida às cegas, pois o desafio era identificar dentre os vinhos apresentados aquele que seria o Borgonha, tido como padrão a ser seguido por quem busca um vinho com toda as características típicas da Pinot Noir. Para representar a lendária região, escolhemos o Premier Cru Chauvot-Labaume Mercurey Clos L’Evéque 2011.

Antes de iniciar o desafio, recebemos os convidados com o espumante Abreu Garcia Rosé Brut e o vinho Château de la Mallevieille Rosé 2011.
Os rótulos que escolhemos para o desafio foram selecionados entre dezenas que degustamos, de produtores conceituados e regiões conhecidas pela qualidade dos Pinot Noir que produzem.

Idas e Vinhas

Degustamos o Greywacke (Kevin Judd – Nova Zelândia) pela primeira vez em 2013, e ficamos muito bem impressionados (leia o post aqui). Os demais rótulos foram selecionados a partir da Maratona Pinot Noir que fizemos recentemente (vejam aqui o post).

A seleção foi bastante apreciada por todos, que se divertiram discutindo as características de cada vinho e tentando descobrir o Borgonha. E estavam atentos! A maioria acertou que o vinho no 04 era o Premier Cru, que também ficou entre os preferidos. Frutado, elegante e equilibrado foram as espressões empregadas para descrevê-lo.

O Pinot Noir da Alsácia (Domaine Barmès Buecher Réserve 2009) também foi destaque, fechando a noite com muita elegância.

O Brasil também teve seu representante, e também agradou. O Abreu Garcia Pinot Noir 2012, produzido na Serra Catarinense, exibiu equilíbrio e elegância.

Continuando o giro pelo mundo da Pinot Noir, apresentamos o potente Clos de Fous Subsollum 2012 (Chile) e o conceituado Chacra Barda 2010 (Patagônia Argentina).

Agradecemos a todos que estiveram conosco nessa ótima noite, e ao amigo Gilvan que nos deu todo o apoio!
Esperamos vê-los em breve!

Idas e Vinhas

A ordem de apresentação dos vinhos:
- Clos des Fous Subsollum 2012 (Chile – Aconcagua e Traiguén)

- Abreu Garcia 2012 (Brasil – Campo Belo do Sul, Santa Catarina)
Idas e Vinhas

- Greywacke 2011 (Nova Zelândia – Marlborough)
Casa Flora

- Chauvot-Labaume Mercurey Premier Cru Clos L’Evéque 2011 (França – Bourgogne)
Casa Flora

- Chacra Barda 2010 (Argentina – Rio Negro, Patagônia)

- Domaine Barmès Buecher Réserve 2009 (França – Alsácia)
Casa Flora

Idas e Vinhas

Comentários