Provamos e aprovamos... Château Ducru-Beaucaillou 2003 Grand Cru Classé, Saint-Julien

Idas e Vinhas

Saint Julien é uma apelação importante da subregião do Alto Medoc, em Bordeaux. Sua boa reputação se deve ao fato de que é capaz de produzir vinhos elegantes e longevos de forma consistente ao longo do tempo.

Idas e Vinhas

E é dessa pequena apelação francesa que vem o excelente Château Ducru-Beaucaillou, um Grand Cru Classé (segundo cru, Saint Julien não possui premier crus) cuja história remonta a 1720.

A região
Saint Julien é uma das quatro denominações de maior prestígio do Alto Medoc, ao lado de Saint-Estèphe, Pauillac e Margaux.

As castas permitidas são Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Petit Verdot, Malbec e Carmenère. Quanto maior a proporção de Cabernet Sauvignon, mais estruturado e com maior potencial de guarda será o vinho.

Praticamente todo o território é coberto por vinhas, exceto uma faixa de cerca de 500m de largura próxima ao estuário do Rio Gironde. Os vinhedos devem, por lei, ser plantados com uma densidade mínima de 6500 plantas por hectare, utilzando técnicas regulamentadas de manejo. 
Idas e Vinhas

O produtor
Atualmente o Chateau Ducru-Beaucaillou pertence à família Borie, que mantém o caráter familiar que acompanhou a história da propriedade desde o início.

São cerca de 245 hectares, dos quais 100 hectares são vinhas. O Chateau produz quatro vinhos, dos quais o primeiro vinho é o que leva o nome da vinícola. O rótulo Croix de Beaucaillou, segundo vinho, tem suas uvas provenientes do mesmo vinhedo destinado ao Ducru-Beaucaillou,e ostenta a categoria AOC Saint Julien.

Nesse último final de semana foi a terceira vez que degustamos o Chateau Ducru-Beaucaillou, adquirido na Vins Grands Crus, uma excelente loja especializada em Bordeaux localizada nos arredores de Paris (veja aqui). As outras vezes foram nos eventos Wine Spectator New York Wine Experience. Em 2014 provamos a safra 2008 (veja aqui) e na edição de 2013 a safra 2006 (veja aqui).

Um vinho realmente excelente, que vale a pena ter na adega.

Vamos ao vinho?
80% Cabernet Sauvignon e 20% Merlot. 80% do vinho estagiou em carvalho novo durante 18 meses. 13% de álcool.
Cor vermelho granada. Com aromas bastante finos, intensos e persistentes de frutas vermelhas maduras, ameixa seca, uva passa, café, pimenta do reino, cereja ao marasquino, chocolate e hortelã. Em boca é encorpado, os taninos são expressivos, há perfeito equilíbrio entre álcool e acidez. É um vinho harmônico, com aroma de boca bastante fino, muito intenso e persistente com fundo frutado e apimentado.

Com potencial para continuar evoluindo em garrafa por pelo menos mais 05 anos. Está pronto para beber agora mas longe da maturidade.

Nota IV: 93
WS: 97
Preço: R$358 = 110 
Idas e Vinhas

Fontes consultadas
Robert Joseph, Vinhos Franceses
Larousse do Vinho

Comentários