Idas e Vinhas na estrada - Napa Valley Parte II – Carter Cellars (21/10/2014)

Idas e Vinhas

A Califórnia nos recebeu bem. O dia de abertura do nosso passeio pelo Napa Valley começou lindo. Céu azul e manhã fresca, que acabaram sendo a tônica da semana. GPS configurado e mapa na mão, seguimos para nosso primeiro compromisso: Carter Cellars, em Calistoga.

Embora à primeira vista no mapa Calistoga pareça distante (fica a nordeste da cidade de Napa, após passar por Yountville, Oakville, Rutherford e Santa Helena), são apenas cerca de 40 km do nosso hotel em Napa.

Foi só virar à esquerda na Califórnia 29, seguir direto até Calistoga e virar à direita na Tubbs Lane. Em menos de 40 minutos chegamos à Carter.
 
Idas e Vinhas
Recepção da Carter
Acabamos por descobrir que a Carter não produz suas próprias uvas, apenas vinifica os famosos Cabernet Sauvignon nessa propriedade. Os 11 acres de vinhedos de Calistoga são destinados a outro projeto de Mark Carter, a Envy Estate Winery (parceria com o experiente Nils Venge e que também conta com o enólogo Robin Akhurst). As castas cultivadas são: Cabernet Sauvignon, Petit Shiraz, Merlot, e Sauvignon Blanc. Além disso, a Envy produz vinhos por encomenda para outros produtores. Foram processadas cerca de 400 toneladas de uvas em 2014.

A Envy pode utilizar a termo “Estate” em seus rótulos, uma vez que 100% das uvas que compõem os vinhos são cultivados na propriedade e que todo o processo de produção (da prensagem até o engarrafamento) também é feito na mesma propriedade. Tanto o vinhedo quanto a vinícola devem estar localizados na AVA especificada no rótulo. No caso da Envy, “Calistoga Estate”.

A Carter Cellars adquire as uvas de vinhedos em diversas regiões da Califórnia, escolhidos pelo próprio Mark Carter e pertencentes a diferentes empresas/proprietários. Essa prática, bastante comum por lá, gera uma certa competição entre as vinícolas, e até mesmo casos de discórdia na disputa pelos vinhedos mais renomados. Durante a semana ouvimos algumas queixas!

A vinícola
A relação de Mark Carter com o vinho iniciou-se nos anos 80, quando inaugurou o bed and breakfast Carter House. O sucesso foi tanto que levou à construção de um hotel e do restaurante Restaurant 301.

A premiada carta de vinhos elaborada por Carter atraiu conceituados enólogos e profissionais do ramo, entre os quais Nils Venge. E da amizade com Venge, renomado enólogo, surgiu a Carter Cellars.

Em 1998 foi lançada a primeira safra, de uvas procedentes do quartel (block) Coliseum do vinhedo Hossfeld, localizado em Soda Canion nas colinas da região sudeste do Vale de Napa. Alguns anos depois o experiente Mike Smith junta-se ao grupo e hoje é o enólogo responsável pelos rótulos da Carter.

De lá para cá, a Carter consolidou seu nome na produção de Cabernet Sauvignon encorpados de alta gama, teor alcoólico elevado, altamente pontuados e elogiados pela crítica especializada. O rótulo apresentado na New York Wine Experience em 2014 recebeu nota 93 (Beckstoffer To Kalon 'The Grand Daddy' Cabernet Sauvignon 2010).

Segundo Mark, a vinificação segue a filosofia de mínima intervenção possível. Os pequenos lotes de uva chegam à vinícola e é feita uma seleção manual dos melhores frutos. As uvas são então prensadas e, após a fermentação, passam 22 meses em barricas novas de carvalho francês.

Hoje a Carter utiliza uvas de porções específicas de 4 excepcionais vinhedos do Napa Valley: Beckstoffer To Kalon Vineyard, em Oakville; Hossfeld Coliseum Block, em Soda Canion; Turnbull Weitz Vineyard em Oakville; e Beckstoffer Las Piedras em Santa Helena.

A visita e os vinhos
Fomos recepcionados pela simpática Barbie. A sala de degustação, recém inaugurada, já estava preparada. Segundo Barbie, fomos os primeiros brasileiros a serem recebidos nela!
Idas e Vinhas
Tudo pronto para a nossa degustação
Idas e Vinhas
Barbie

Algum tempo depois Mark Carter se juntou a nós. O entusiasmo com que ele fala de cada projeto e o orgulho de produzir vinhos de alta gama são evidentes, e já havíamos percebido isso quando conversamos brevemente na semana anterior, durante a New York Wine Experience. 
Idas e Vinhas
Ana & Alexandre at Carter Cellars Winery
Degustamos, além de vinhos da Carter, um rótulo da Ancillary Cellars (um projeto de Mark Carter e o enólogo Mike Smith) e dois da Envy (projeto de Mark Carter e Nils Venge). 

100% Pinot Noir, sendo 75% clone Dijon 115 e 25% pommard. 14,5% de álcool.
Estagia por 10 meses nas próprias borras em barris de carvalho de 1º uso.

Esta é a segunda safra lançada. Cor rubi, com aromas intensos de frutas vermelhas, especiarias (pimenta do reino) e madeira. Corpo médio, as especiarias se destacaram no aroma de boca. Bom equilíbrio (mesmo com o alto teor alcoólico) e taninos finos. De caráter muito diferente do Pinot Noir da Borgonha, obviamente, mas é um bom vinho.

Preço no site: USD 50 
Idas e Vinhas

80% Merlot e 20% Cabernet Sauvignon. 14,9% de álcool.
Único blend da Carter, de cor púrpura e com aromas muito intensos de frutas negras maduras e especiarias. De corpo médio, taninos marcantes mas muito agradáveis conferidos pela Merlot.

Preço no site: USD 85 
14,8% de álcool.
Cor púrpura muito escura, com aromas muito intensos de flores, tabaco, frutas negras, pimenta do reino e notas de tostado. Mais encorpado que os anteriores, a pimenta e as frutas negras se sobressaem nos aromas de boca. Taninos firmes e bom equilíbrio.

Preço no site: USD 125
14,8% de álcool.
Cor púrpura, com aromas de frutas vermelhas, especiarias e notas minerais e terrosas. De corpo médio para encorpado, em boca tem acidez bastante perceptível, mas ainda em equilíbrio com o álcool e os taninos firmes. O aroma de boca é complexo, apimentado, com frutas negras, notas florais e baunilha.

Preço no site: USD 150 
Idas e Vinhas

14,9% de álcool.
Cor púrpura profundo, as frutas negras aparecem como aroma predominante e muita intensidade. Em seguida percebem-se flores, tabaco e baunilha. Encorpado, com taninos finos e muito marcantes. Final adocicado.

Preço no site: USD 150 
Idas e Vinhas

15,1% de álcool.
Cor púrpura profundo, com aromas muito intensos de frutas negras, flores, tabaco, baunilha, notas terrosas e vegetais. Encorpado, com taninos marcantes e finos. Final adocicado.

Preço no site: USD 150

Após essa série impressionante, ainda permanecemos um pouco na recepção tirando fotos e Barbie nos ofereceu taças do Sauvignon Blanc da Envy. Uma característica interessante desses vinhos é que 10% do lote passam 6 meses em madeira. De acordo com a Barbie, a intensão é conferir mais equilíbrio e elegância ao vinho. Não resistimos!

Envy Sauvignon Blanc 2012 Napa Valley
Amarelo palha com reflexos dourados. Aromas frescos de maracujá e damasco doce. Muito boa acidez e corpo leve.

Indisponível para venda. 
Idas e Vinhas

Amarelo palha com reflexos dourados. Aromas mais vibrantes que a safra anterior. Maracujá e damasco, além de notas vegetais. Corpo leve e com acidez bastante viva.

Preço no site: USD 24 (USD 20 para membros do wine club) 
Idas e Vinhas
E para finalizar, Mark Carter nos levou para uma visita às instalações da vinícola.

Idas e Vinhos

Idas e Vinhas

 A visita foi excelente, gostamos muito dos vinhos. Mas dificilmente se encontra um Carter em lojas ou restaurantes. A produção é praticamente toda vendida (e rapidamente) on line para clientes cadastrados.
Idas e Vinhas
Alexandre e Mark Carter

Comentários