Provamos e aprovamos... Botaina Jerez Amontillado Seco Viejo

Idas e Vinhas

A linha La Ina, que inclui o Botaina, faz parte do grupo Caballero que foi fundado em 1830 por Don José Caballero do Lago. Hoje o grupo é dono de marcas de rum, gin, licores, brandy e vinícolas localizadas em Jerez, Rioja e Rueda.

Para entender um pouco mais sobre Jerez leia aqui o post que escrevemos.

Mesmo após ter sido comprada do grupo Domecq pelo grupo Caballero, a solera La Ina permaneceu na histórica bodega La Mezquita, com o propósito de preservar as características originais e o estilo particular do vinho. A equipe responsável pela produção dos vinhos foi mantida e é a mesma até hoje, mesmo tendo o gerenciamento sido transferido para a Lustau (outra marca do grupo Caballero). 
Idas e Vinhas

Já as soleras dos Botaina, Rio Viejo e Viña 25 foram realocadas para a bodega da Lustau, em Jerez.

As uvas para os vinhos-base das sobretablas são provenientes tanto de vinhedos pertencentes ao grupo como compradas de produtores que as cultivam conforme os critérios de qualidade exigidos pelo enólogo da Lustau.

Vamos ao vinho?
100% Palomino Fino. 18,5% de álcool. A solera foi fundada em 1918.
Bela cor amarelo âmbar de média intensidade e com reflexos alaranjados. No nariz mostrou aromas bastante finos, intensos e persistentes de ameixa e figo secos, banana e uva passa, amêndoas e avelãs, café e notas de tabaco. No paladar muito seco, com acidez viva, de médio corpo e álcool equilibrado. Os aromas de boca são bastante finos, muito intensos e persistentes, o café a as amêndoas se destacando. Final longo e muito persistente, com retrogosto tostado e amendoado.

Temperatura de serviço: entre 13ºC e 14ºC.

Nota IV: 90
R$126,91
Importadora: Vinci
Idas e Vinhas

Comentários