Provamos e aprovamos... Río Viejo Jerez Oloroso Seco


Idas e Vinhas

Continuando a série sobre os tipos de Jerez, hoje foi a vez de um Oloroso Seco. A linha La Ina, que inclui o Río Viejo, faz parte do grupo Caballero que foi fundado em 1830 por Don José Caballero do Lago. Hoje o grupo é dono de marcas de rum, gin, licores, brandy e vinícolas localizadas em Jerez, Rioja e Rueda.


O Jerez Oloroso tem cor âmbar, é encorpado (18% a 20% de álcool) e inicialmente vinificado seco, podendo tornar-se meio seco ou doce. A flor não se desenvolveu ou desenvolveu-se pouco permitindo oxidação moderada devido à adição de maior quantidade de álcool. Com aroma intenso de nozes. Temperatura de serviço: entre 13ºC e 14ºC.

Para entender um pouco mais sobre esse vinho tão peculiar leia aqui a matéria completa que fizemos sobre o Jerez.

Vamos ao vinho?
100% Palomino Fino. 20% de álcool. A solera foi fundada em 1918.
Bela cor amarelo âmbar de média intensidade e com reflexos alaranjados. No olfato mostrou aromas bastante finos, muito intensos e persistentes de amêndoas, avelã, figo seco, nozes, uva passa e tabaco. Em boca é bastante seco, com acidez viva, de médio corpo e álcool em perfeito equilíbrio. Os aromas de boca são bastante finos, muito intensos e persistentes, com destaque para as frutas secas e o tostado. Final muito persistente, com retrogosto de tostado e toffee.

Nota IV: 90
R$122,48
Importadora: Vinci


Provamos e aprovamos:

Comentários