Provamos e aprovamos... Vinho Verde Quinta de Covela Edição Nacional Avesso 2013

Idas e Vinhas

A Quinta de Covela já foi propriedade do famoso cineasta europeu Manoel Oliveira (falecido em 2015 aos 106 anos). Ao final da década de 80 foi comprada pelo empresário Nuno Araújo que fez altos investimentos nos vinhedos e em tecnologia para tornar a vinícola competitiva, criando a marca Covela. Atualmente a propriedade está sob o comando do grupo Lima Smith LDA que, além da Covela, são proprietários da Quinta da Boavista e Quinta das Tecedeiras.

Idas e Vinhas

Com o passar dos anos os vinhos começaram a ganhar notoriedade tanto em Portugal como em outros países (inclusive no Brasil). O design dos rótulos é moderno e o enólogo Rui Cunha aposta na elaboração de vinhos com cortes utilizando castas portuguesas e internacionais. Em 2007 a Covela conquistou o status de produtor biodinâmico ajudando a se firmar como vinícola de ponta no país.
 
Idas e Vinhas
Foto: Ana Paula Carvalho
A localização é privilegiada, na fronteira entre a zona granítica da Região dos Vinhos Verdes e a região de xisto dos Vinhos do Porto. A vista dos vinhedos e do vale do Douro é cinematográfica. Conta com 49 hectares, dos quais 18 com vinhedos, distribuídos por duas regiões do Baixo Douro, São Tomé de Covelas e Santa Cruz do Douro, reconhecidas pela extraordinária beleza natural e pela sua rica história cultural.
 
Idas e Vinhas
Foto: Pedro Sampayo Ribeiro
Os vinhedos estão plantados em terraços às margens do Rio Douro. Os solos são graníticos e pobres, o que obriga as raízes das vinhas a procurar água e nutrientes em camadas muito profundas.

Recentemente participamos de um jantar harmonizado organizado pela CVRVV, no Rio de Janeiro. Veja aqui como foi.

Também já escrevemos sobre a D.O. Vinhos Verdes aqui.

Vamos ao vinho?
100% Avesso, fermentação com leveduras indígenas, 12,5% de álcool.

Cor amarelo palha claro com reflexos verdeais. Com aromas persistentes de frutas cítricas (laranja e limão), flor de laranjeira e de mineralidade marcante. No paladar apresenta corpo leve, acidez fresca, maciez e álcool equilibrado. As frutas cítricas e a mineralidade ganham destaque. Final de média persistência com retrogosto cítrico e refrescante.

Ao mesmo tempo em que é agradável para ser degustado sozinho, é bastante gastronômico devido a sua alta acidez e leveza. Acompanha bem saladas, frutos do mar, peixes e carne de aves além de ser uma opção interessante para harmonizar com a gastronomia oriental.

Só tem um problema: acaba rapidinho!!!

Nota IV: 87
Importadora: Magnum
Idas e Vinhas

Comentários