Provamos e aprovamos... William Fèvre La Misión del Clarillo Chardonnay Reserva 2013



Idas e Vinhas

A linha La Misión (composta por um Cabernet Sauvignon e um Chardonnay) faz parte do projeto chileno do renomado produtor francês William Fèvre.

Bastante reconhecido pelos Chablis Premier Crus na Borgonha, William Fèvre vem se consolidando também no Chile ao longo de 20 anos de dedicação em vinhedos nos Vales do Maipo e Malleco.

Com cuidado e sem pressa, o solo das propriedades (nas terras altas do Vale do Maipo próximas a Santiago e bem mais ao sul do país, em Malleco) foi cuidadosamente estudado para que os vinhedos fossem plantados. Foram necessárias duas décadas para que os resultados aparecessem, mas parece ter valido a pena. Na versão 2015 do guia Descorchados, os vinhos foram muito bem avaliados.

A La Misión é uma das linhas produzidas nos vinhedos do Vale do Maipo (mais precisamente na região de Pirque, no Alto Maipo - D.O. Andes de acordo com a nova classificação). O Vale do Maipo é a região vinícola mais conhecida do Chile, e também uma das mais antigas. Ainda se podem encontrar muitas vinícolas originárias do Século XIX, com suas caves e belos casarões coloniais. Foi no Maipo que as famílias de maior tradição, muitas das quais com suas fortunas advindas da mineração, buscaram com as vinícolas uma posição também de status social.

O La Misión del Clarillo Chardonnay é um “vinho de montanha”, produzido a partir de vinhedos entre 500 e 800 metros acima do nível do mar, aos pés da Cordilheira dos Andes.

Vamos ao vinho?
La Misión del Clarillo Chardonnay Reserva 2013
D.O. Andes, Maipo Valley. 14% de álcool. Amadurecimento em carvalho francês de segundo uso por 4 meses.

Cor amarelo palha com reflexos dourados. No nariz é muito rico quanto à variedade de aromas. São intensos e persistentes de flores brancas (lírio, laranjeira e jasmim), abacaxi e maracujá frescos, camomila, capim limão, mel e leve tostado. Em boca, tem corpo leve para médio, acidez média e em bom equilíbrio com o álcool. Sobressaem os aromas florais, cítricos e de mel. Final bastante intenso e persistente, com fundo cítrico e levemente tostado.

Nota IV: 88
Importadora: Domínio Cassis
Vendas no Rio de Janeiro: contato@idasevinhas.com.br

Idas e Vinhas

Leia os demais posts que escrevemos sobre os vinhos de William Fèvre:

Comentários