Provamos e aprovamos... vinhos Mario Marengo – Nebbiolo D’Alba DOC Vigneto Valmaggiore 2013

Idas e Vinhas

O terceiro vinho da série Mario Marengo foi o Nebbiolo D’Alba DOC Vigneto Valmaggiore 2013. Sob essa denominação os vinhos também devem ser produzidos apenas com a casta Nebbiolo tal como em Barolo e Barbaresco. Uma das diferenças no entanto é que a exigência de amadurecimento em madeira é menor, de 12 meses. São vinhos mais leves, para o dia a dia, frutados e agradáveis que ressaltam as características básicas da Nebbiolo.

Leia um pouco mais sobre o produtor aqui.
Veja o que achamos do Dolcetto D’Alba 2013 aqui.
Veja o que achamos do Barbera D'Alba 2013 aqui.
Veja o que achamos do Barolo Bricco Delle Viole DOCG 2011 aqui.
Veja o que achamos do Barolo Brunate DOCG 2011 aqui.

Para seu Nebbiolo D’Alba, a vinícola utiliza as uvas do pequeno vinhedo Valmaggiore, localizado na comuna de Vezza d’Alba na região de Roero, ao norte de Barolo.São apenas 0,38 ha de videiras plantadas em 1965 e que produzem cerca de 4.800 garrafas ao ano. O vinho estagia entre 12 e 15 meses em barricas de carvalho francês 25% novas.

Vamos ao vinho?
Nebbiolo D’Alba DOC Vigneto Valmaggiore 2013
100% Nebbiolo, do vinhedo Valmaggiore, em Vezza d’Alba, Roero, DOC Nebbiolo d’Alba. 14% de álcool.

Cor vermelho rubi, muito brilhante e com a leve transparência típica da Nebbiolo. No nariz é um pouco fechado, liberando aos poucos aromas intensos e persistentes de violetas, cassis e cerejas. Em boca confirmam-se os aromas sentidos no nariz, com mais intensidade e persistência. De corpo médio, muito equilibrado, com taninos macios, boa acidez e álcool bem integrado. Final muito intenso e muito persistente, com fundo frutado e levemente amadeirado.

Prontíssimo para ser apreciado.

Nota IV: 86

Pedidos RJ: contato@idasevinhas.com.br

Idas e Vinhas

Comentários