Idas e Vinhas Wine Club

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Provamos e aprovamos... vinhos Mario Marengo - Barbera D’Alba DOC Vigneto Pugnane 2013

Idas e Vinhas

O vinho seguinte da série Mario Marengo foi o Barbera D’Alba DOC Vigneto Pugnane 2013, produzido a partir de uvas do Pugnane, um pequeno vinhedo (apenas 0,38 ha) localizado na comuna de Castiglione Falletto na DOC Barbera D’Alba, e poucos quilômetros distante dos vinhedos de La Morra (DOCG Barolo).

Leia um pouco mais sobre o produtor aqui.
Veja o que achamos do Dolcetto D’Alba 2013 aqui.
Veja o que achamos do Nebbiolo D'Alba 2013 aqui.
Veja o que achamos do Barolo Bricco Delle Viole DOCG 2011 aqui.
Veja o que achamos do Barolo Brunate DOCG 2011 aqui.

100% Barbera, o vinho passa de 12 a 15 meses em barricas de carvalho francês 25% novas e mais 4 meses engarrafado na adega antes de ser comercializado. O uso comedido da madeira tem a função de preservar o caráter futado da Barbera nos vinhos. A produção é de apenas 3,2 mil garrafas e segue os preceitos da produção orgânica como toda a linha Mario Marengo. Os vinhos não são filtrados nem clarificados, mas nem por isso deixam de ser límpidos e brilhantes.

Vamos ao vinho?
Barbera D’Alba DOC Vigneto Pugnane 2013
100% Barbera, da região de Castiglione Falletto. 13,5% de álcool.
Cor vermelho púrpura, com reflexos violáceos, brilhante. No nariz, as notas aromáticas são fundamentalmente frutadas (cassis, framboesas) e florais (violetas), a madeira aparecendo de forma muito sutil. Em boca o vinho parece despertar. Ainda com predominância frutada e floral, os aromas de boca se revelam mais complexos, bastante intensos e com boa persistência. Vinho equilibrado, de corpo médio, boa acidez e ótimos taninos. Final intenso e persistente, com fundo frutado.
Pronto para beber!!

Nota IV: 86
WS: 88

Pedidos RJ: contato@idasevinhas.com.br

Idas e Vinhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...