Provamos e aprovamos... vinhos Mario Marengo - Barolo DOCG Bricco delle Viole 2011

Idas e Vinhas

O quarto vinho da série Mario Marengo foi o Barolo DOCG Bricco delle Viole 2011. É um dos vinhos de alta gama da vinícola, ao lado do Barolo DOCG Brunate (escrevemos sobre ele aqui). As uvas (100% Nebbiolo) vêm do renomado cru Bricco delle Viole, nos arredores da comuna de Barolo. A vinícola possui nesse cru apenas 0,9 ha de videiras plantadas em 1955 e que rendem uma produção anual de cerca de 4000 garrafas.

Leia um pouco mais sobre o produtor aqui.
Veja o que achamos do Dolcetto D’Alba 2013 aqui.
Veja o que achamos do Barbera D'Alba Vigneto Pugnane DOC 2013 aqui.
Veja o que achamos do Nebbiolo D'Alba 2013 aqui.
Veja o que achamos do Barolo Brunate DOCG 2011 aqui.

Tal como o Brunate, o Bricco delle Viole, cuja primeira safra foi lançada em 1997, amadurece por 24 meses em barricas de carvalho francês 25% novas.

Vamos ao vinho?
Barolo Bricco delle Viole DOCG 2011
100% Nebbiolo, do vinhedo Bricco delle Viole, em Barolo, DOCG Barolo. 14,5% de álcool.

Cor vermelho granada, muito brilhante e com a leve transparência típica da Nebbiolo (o que a faz muitas vezes ser confundida em um primeiro momento com a Pinot Noir). Embora comece fechado no nariz, tal como o Brunete se beneficia muito de algum tempo na taça ou no decanter. Tem boa variedade de aromas, com destaque para os florais (rosas e violetas), cassis, ameixa seca, chá mate, tabaco e café. São aromas elegantes, intensos e com boa persistência.

Em boca confirmam-se os aromas sentidos no nariz, acrescidos de mais frutas maduras. Nesse vinho harmônico, os taninos macios estão muito bem integrados à boa acidez e ao álcool. De corpo médio, é um vinho redondo, muito intenso e muito persistente. Final intenso e longo, com fundo frutado e levemente amadeirado.

Um vinho muito elegante, já pronto para ser saboreado!

Nota IV: 90
WS: 92

Pedidos RJ: contato@idasevinhas.com.br

Idas e Vinhas

Comentários