Huaso de Sauzal Chilena 2014 - vinho revelação e melhor país chileno pelo Descorchados 2016

Idas e Vinhas

O Guia Descorchados 2016 foi lançado no Brasil no dia 21 de Março, no Restaurante Praça São Lourenço, em São Paulo. A edição 2016 é resultado de quase 3500 vinhos degustados de cerca de 400 vinícolas, abrangendo Chile, Argentina, Brasil e Uruguai.

A maior parte das provas são presenciais, ou seja, a equipe do Descorchados se reúne com os produtores para conversar sobre os vinhos. Os que são selecionados são então degustados às cegas para a eleição dos melhores em cada categoria e em cada país. Todo esse processo leva de Agosto a final de Novembro, quando os resultados das degustações e os ganhadores de cada categoria são divulgados no site do Descorchados. O lançamento oficial ocorre em Março do ano seguinte.

Idas e Vinhas
Um fato interessante é que embora o Guia seja apresentado em eventos especiais em cada país, o lançamento oficial ocorre anualmente aqui no Brasil, em São Paulo. Podemos concluir daí a importância do mercado brasileiro, mesmo com todas as nossas dificuldades.

Patrício Tápia, idealizador e diretor geral do Descorchados, vem construindo ao longo de 20 anos carreira e reputação sólidas quando o assunto é avaliar vinhos, e ficamos contentes em ver que pelo 2º ano consecutivo um ótimo vinho que representamos foi destaque.

Trata-se do Huaso de Sauzal Chilena 2014, um tinto chileno que é trazido ao Brasil pela importadora Domínio Cassis. Foram dois prêmios em 2016: um dos vinhos revelação e o melhor vinho chileno da casta país, alcançando 94 pontos. Em 2015 a El Viejo Almacén de Sauzal foi eleita vinícola revelação e a safra 2013 recebeu 92 pontos.

Além de ser um vinho de alta qualidade, destaca-se pelo seu processo de fabricação. A vinícola – El Viejo Almacén de Sauzal – é muito pequena (são apenas 4 hectares!) e adota técnicas orgânicas de manejo e vinificação. Não faz uso de sulfitos ou qualquer outro insumo que não seja orgânico. Outra curiosidade é que são vinhos de secano, isto é, as vinhas não não irrigadas.

Além do Huaso de Sauzal Chilena, provamos e apresentamos em degustações outro ótimo vinho da El Viejo Almacén, o VIGNO (100% Carignan). Confira:


Seguindo nossa política de proporcionar Wine Experiences especiais, lançamos o Huaso de Sauzal Chilena 2014 em nosso Wine Club. Acesse o link da campanha para garantir o seu, pois são poucas unidades!


Veja também o vídeo para saber mais:




Comentários