Provamos e aprovamos (com restrições)... espumante Santa Carolina Brut Reserve

Idas e Vinhas

Nas últimas semanas temos provado vinhos da Santa Carolina, uma das maiores (e mais tradicionais) vinícolas do Chile e com grande expressão no mercado brasileiro. Ontem abrimos o Espumante Brut Reserve e....

...embora seja bem feito, ficamos decepcionados.

As uvas cultivadas no Valle de Casablanca (um dos melhores terroirs chilenos para a Chardonnay) são colhidas manualmente e o espumante é produzido pelo método Charmat (com a segunda fermentação em tanques). Nada a reclamar quanto aos aromas, sabores e equilíbrio, mas o vinho peca justamente no que dá aos espumantes seu charme e distinção: as borbulhas.

Para chegar a tal conclusão de forma segura servimos o vinho em diferentes taças cuidadosamente limpas, mas o resultado foi o mesmo. Formação quase incipiente do perlage, após a efervescência inicial.

Vamos ao vinho?
Santa Carolina Brut Reserve
100% Chardonnay. D.O. Valle de Casablanca. Método Charmat. 13% de álcool.

Cor dourada, límpido e brilhante. Boa variedade de aromas muito agradáveis, com intensidade e persistência médias. Flor de laranjeira, camomila, chá, nozes e mel foram os que se destacaram. Em boca as sensações também são agradáveis, com boa acidez e regular cremosidade. Os aromas de boca também são bons, de mel, nozes e pão, com intensidade e persistência médias. A falha mesmo foi com relação às borbulhas, em quantidade e persistência mínimas.

Nota IV: 77 
Idas e Vinhas

Leia sobre os outros rótulos que provamos da Santa Carolina:

Santa Carolina Specialties Ocean Side Sauvignon Blanc 2014
Santa Carolina Reserva de Família Cabernet Sauvignon 2012


Comentários