Provamos e aprovamos... Torcicoda Primitivo Salento IGT 2015

  


Hoje provamos mais um Primitivo da região da Puglia (sudeste da Itália). O Torcicoda Primitivo Salento IGT 2015, da vinícola Tormaresca, é mais um bom exemplar da casta que curiosamente compartilha o mesmo DNA da californiana Zinfandel. O nome Primitivo é deve-se ao fato de que é a uva que amadurece mais cedo, podendo produzir duas safras ao ano.

Embora talvez o mais famoso seja o Primitivo de Manduria, também na Puglia, a casta é uma das tintas permitidas para a IGT Salento.

A Tormaresca é uma vinícola relativamente nova, de 1998, e as uvas para o Torcicoda vêm de vinhedos próprios (Masseria Maìme), em Alto Salento. São cerca de 350 hectares de Negroamaro, Primitivo, Cabernet Sauvignon, Chardonnay e Fiano. É o empreendimento na Puglia da mítica família toscana Antinori, que remonta mais de 600 anos dedicados à vinicultura.

http://www.simpleitaly.com/antinori%E2%80%99s-tormaresca-in-puglia/


A região
A Puglia abrange uma área de 19.000 km². A capital, Bari, é banhada ao sul pelo Mar Jônico e a oeste e norte pelo Mar Adriático. O clima mediterrâneo, os solos calcários e a topografia praticamente plana favorecem o cultivo das parreiras e a maturação das uvas.

A IGT Salento fica na região mais ao sul, em terras planas em sua maioria. As catas mais cultivadas são as tintas Negroamaro, Primitivo, Susumaniello, Malvasia (tinta e branca), e as brancas Verdeca e Fiano.

As denominações da Puglia

4 DOCG
Primitivo di Manduria Dolce Naturale, Castel del Monte Bombino Nero, Castel del Monte Nero di Troia Riserva e Castel del Monte Rosso Riserva

29 DOC (DOP)
Aleatico di Puglia, Alezio, Barletta, Brindisi, Cacc'e mmitte di Lucera, Castel del Monte, Colline Joniche Tarantine, Copertino, Galatina, Gioia del Colle, Gravina, Leverano, Lizzano, Locorotondo, Martina or Martina Franca, Matino, Moscato di Trani, Nardò, Negroamaro di Terra d’Otranto, Orta Nova, Ostuni, Primitivo di Manduria, Rosso Canosa or Canasium, Rosso di Cerignola, Salice Salentino, San Severo, Squinzano, Tavoliere delle Puglie ou Tavoliere e Terre d'Otranto

6 IGT (IGP)
Daunia, Murgia, Puglia, Salento, Tarantino e Valle d'Itria

www.idasevinhas.com.br


Vamos ao vinho?
Torcicoda Primitivo Salento IGT 2015
100% Primitivo, 10 meses em carvalho francês e húngaro, e mais 8 meses em garrafa antes de ser comercializado. 14,5% de álcool.

Cor vermelho rubi. Aromas finos, intensos e persistentes de rosas e violetas, ameixas maduras, cassis e framboesas. Baunilha e tabaco aparecem após certo tempo, sem excesso, integrando-se muito bem aos demais aromas. Em boca tem bom corpo, é equilibrado e elegante, com taninos de ótima qualidade. Destaque aqui para os aromas frutados e a baunilha. De final longo e persistente com retrogosto frutado, adocicado e levemente amadeirado.

Nota IV: 89

Importadora: Winebrands
www.idasevinhas.com.br


Leia mais:
Puglia – Caráter, cor e originalidade nos Tintos
Provamos e aprovamos... Masseria Tagaro Pignataro Primitivo di Manduria 2015



Comentários