Decantar ou não decantar – eis a questão!

Idas e Vinhas

Recentemente a revista inglesa Decanter conduziu um estudo intitulado “Guia para Decantar”, onde o objetivo foi explorar os efeitos da decantação. O estudo foi dividido em 3 etapas a serem publicadas nas edições mensais da revista. Na primeira etapa, publicada na edição de Novembro de 2013, 3 especialistas em degustação conduziram o experimento com três safras de dois vinhos sendo um francês e um americano.


A metodologia
Há dois pontos a serem considerados: por quanto tempo o vinho deve permanecer no decanter; e a comparação entre o vinho decantado com o que é degustado logo após a abertura da garrafa.

Os tempos de aeração dos vinhos foram definidos da seguinte forma: 4 horas, 2 horas, 1 hora e logo após a garrafa ter sido aberta. Duas garrafas de cada vinho foram abertas em cada um dos tempos citados; uma foi decantada e a outra não.

Todas as garrafas estavam na mesma temperatura, os decanters eram da mesma marca e modelo e a degustação não foi às cegas pois a proposta não era determinar qual vinho ou safra é o/a melhor.

Um dos maiores desafios da decantação é saber ajustar o tempo de aeração à safra do vinho. O conselho usual é o de aerar por menos tempo os vinhos de safras mais antigas (devido ao efeito indesejado da oxidação). Mas e quanto aos vinhos jovens, se beneficiam se decantados por um período mais longo?

Os rótulos escolhidos pelos especialistas foram o francês Château Lynch-Bages (Bordeaux - Pauillac) e o americano Shafer Hillside Select Cabernet Sauvignon (Califórnia – Napa Valley). As safras: 1996 (no auge), 2000 (pronto para beber) e a 2006 (jovem).

Idas e Vinhas

Após a degustação dos vinhos, as conclusões foram as seguintes:
1.    Algum tempo no decanter é melhor que nenhum.
2.    Decantar ou não faz diferença. No entanto, se essa diferença melhora o vinho é questão de gosto pessoal.
3.  Deixar a garrafa aberta durante 2 horas não é a mesma coisa que decantar durante o mesmo tempo.
4.    Decantar com 1 hora de antecedência é uma boa ideia em todos os casos.
5.    Decantar com 2 horas de antecedência pode funcionar bem para vinhos jovens.
6.  Decantar por longas horas pode ser arriscado, e quanto mais evoluído é o vinho maior é o risco de oxidação durante o período no decanter.
7.    Utilizar um decanter com tampa pode ser um bom meio-termo. Permite que o vinho respire enquanto evita a oxidação excessiva.
8.   Vinhos muito ricos (encorpados e com aromas complexos) podem perder sua juventude com mais tempo de decantação.
9.    Por outro lado, vinhos muito ricos mantém o seu frescor quando ficam em garrafa aberta, não decantados.
10. Vinhos muito fechados podem abrir quando decantados.
11. Não espere que um vinho jovem ganhe maturidade com a decantação.
12. Normalmente durante um jantar os vinhos ficam à mesa cerca de uma hora ou mais. Esse tempo deve ser considerado na decisão de utilizar o decanter. Dessa forma, menor tempo de aeração antes de servir é mais seguro.
13. É impossível ressuscitar um vinho decrépito!


Para saber mais sobre o assunto, leia aqui outro post que escrevemos a respeito da decantação de vinhos.

Leia a 2ª parte: Decantar ou não decantar – eis a questão! Parte II: vinho do Porto vintage
Leia a 3º parte: Decantar ou não decantar – eis a questão! Parte III: Syrah Rhône & Shiraz Barossa Valley

Comentários

Postar um comentário