Idas e Vinhas na estrada – Napa Valley Parte I – O Roteiro

Idas e Vinhas

Pode-se dizer que o Napa Valley é a Disney do Vinho! E deixemos de lado qualquer preconceito, pois o vinho californiano vai muito além do Carbernet Sauvignon e do Chardonnay amanteigado. Vinícolas de todos os tamanhos produzem desde espumantes a belíssimos Pinot Noir em uma paisagem de tirar o fôlego.

Em 6 dias visitamos 7 vinícolas e fomos a uma feira dedicada à Pinot Noir.

A logística:
Decidimos visitar Napa para aproveitar a oportunidade de já estarmos nos Estados Unidos para a edição de 2014 da Wine Spectator’s New York Wine Experience (veja aqui e aqui os dois dias de evento). Com a facilidade trazida pela Internet, fizemos tudo aqui mesmo no Brasil e a viagem transcorreu sem qualquer imprevisto.

Idas e Vinhas

Por questões de preços de tarifas, uso de milhas, etc., organizamos da seguinte forma:

Chegamos e voltamos ao Brasil por Nova Iorque (chegamos dia 14 de Outubro pela manhã e retornamos no dia 31 à noite). Ficamos em Nova Iorque de 14 a 20 de Outubro na primeira etapa (as degustações da NY Wine Experience foram no dia 16 e 17). No dia 20 voamos para São Francisco e seguimos direto para Napa, retornando a São Francisco no Domingo, dia 26. Passamos mais 2 dias em São Francisco e retornamos a Nova Iorque dia 29. Finalmente, voltamos ao Brasil no dia 31 de Outubro.

Na 1ª etapa de Nova Iorque, ficamos no próprio hotel do evento, o New York Marriot Marquis na Times Square. Longe de ser a opção mais econômica, mas ficamos lá também em 2013 e para nós a comodidade acaba falando mais alto. Depois de degustar mais de 40 vinhos por noite, achamos melhor estarmos perto do quarto! E o hotel é excelente. Embora muito grande e movimentado, os quartos são espaçosos e confortáveis e o atendimento é muito bom.

Daqui mesmo do Brasil fizemos a reserva do carro que utilizaríamos no passeio pelo Napa. Imprescindível ter GPS! As estradas são bem sinalizadas e foi muito fácil encontrar as vinícolas. Alugamos no site Happy Tours, que faz uma comparação entre as locadoras e você pode escolher a que tem o carro desejado, melhor preço, etc. Funcionou muito bem, optamos por pegar e entregar o carro no próprio aeroporto de São Francisco.

De Nova Iorque para São Francisco são aproximadamente 6 horas de voo (voamos pela American Airlines). Mas com o fuso horário, na época a diferença era de 3 horas. Assim, deixamos Nova Iorque às 15h30 e pousamos em São Francisco quase 19h. Os stands das locadoras de carro ficam um pouco afastados, mas é só seguir as placas que não há erro.

Idas e Vinhas

Mesmo já estando de noite, não tivemos dificuldade em nos localizarmos e, em pouco mais de 1 hora chegamos ao hotel em Napa (são cerca de 80 km), o Best Western Premier Ivy Napa Valley. Preços na média da região (nada muito barato), com quartos confortáveis e bom atendimento. Apenas o café da manhã, incluído na diária, era sofrível. Mas a localização é ótima, ao lado da Rodovia 29 (Santa Helena Highway), a principal rota para as vinícolas.

Nós escolhemos visitar vinícolas que não fossem tão óbvias e que se destacassem pela qualidade dos vinhos. Consultamos a revista inglesa Decanter, a própria Wine Spectator, além de outras fontes especializadas. Encaminhamos a nossa solicitação de visitas por e-mail. Não recebemos resposta de todas, mas as que responderam foram muito solícitas e as visitas se comprovaram excelentes.

Importante dizer que o enófilo iniciante, ou mesmo o turista médio, não encontrará nenhuma dificuldade em se divertir muito pelas vinícolas. Muitas delas oferecem degustações abertas ao público, com preços para todos os bolsos. De posse do mapa que todos os hotéis têm a disposição, é possível seguir pela Route 29 e visitar as vinícolas marcadas com os cachos verdes. Simples assim, desde que observado o horário de visitas.

Idas e Vinhas

Foi esse o nosso roteiro:
Dia 21/10:
Carter Cellars, com seus 11 Cabernets elaborados com uvas de 6 vinhedos diferentes

Idas e Vinhas

Dia 22/10
Domaine Carneros, com seus espumantes reputados;

Idas e Vinhas

Peter Michael, Sir Peter Michael é internacionalmente conhecido pelos seus brancos (Chardonnay e Sauvignon Blanc) longevos;

Idas e Vinhas

Dia 23/10
Bevan Cellars, famosa pelos vinhos Shyrah, Merlot e Cabernet Sauvignon. Vinifica seus vinhos nas instalações do Chateau Boswell;

Idas e Vinhas

Dia 24/10
Hess Collection, com grande variedade de rótulos e a ótima linha Collection;

Idas e Vinhas

Caymus, com seus esplêndidos Cabernet Sauvignon;

Idas e Vinhas

Dia 25/10
Black Kite, famosa pelos seus Pinot Noir frescos e frutados.

Idas e Vinha

Dia 26/10
Pinot on the River – feira anual na cidade de Healdsburg

Idas e Vinhas

Para percorrer esse roteiro, passamos, além da cidade de Napa, pelas belas cidadezinhas de Santa Helena, Yountville, Calistoga e Healdsburg.

Dia 26, após a feira em Healdsburg, voltamos a São Francisco. Mas antes, uma parada em Sausalito, logo antes da Golden Gate, para os famosos pratos com caranguejo. No dia 28 aproveitamos para visitar a Ilha de Alcatraz (passeio que vale a pena). Ficamos no excelente Best Western Plus The Tuscan, que recepciona os hóspedes todo final de tarde com vinhos e petiscos, além de outros mimos.

Idas e Vinhas

Deixamos São Francisco dia 29 rumo à Nova Iorque e então de volta ao Rio de Janeiro no dia 31.

Nesses últimos dois dias ficamos em outro hotel, o The Tuscany, não muito longe da Grand Central Station. Esse foi o único hotel que não ficaríamos de novo. Caro, com atendimento displicente e a limpeza do quarto deixou a desejar. 

Todas as reservas de hotel fizemos pelo site Hoteis.com. Tudo funcionou muito bem, inclusive a política de reembolso em caso de encontrarmos tarifas mais baixas. Até 24h antes do check in, se você perceber uma tarifa mais baixa (mesmo no próprio Hoteis.com) eles devolvem a diferença. 


Idas e Vinhas na estrada - Napa Valley Parte II –– Carter Cellars (21/10/2014)

Idas e Vinhas na estrada - Napa Valley Parte III – Domaine Carneros (22/10/2014)

Comentários

  1. Queridos Ana e Alexandre,
    Confesso que tenho preconceito com vinhos da California e nunca compro. Aquele Zinfadel Robert Mondavi da degustação achei muito bom, mas não experimento outras castas ou variedades.
    Vou incluir a Califórnia na minha lista de eno-viagens, Abraços. Waldemar

    ResponderExcluir
  2. Olá Waldemar!!
    Com certeza o Napa merece ser conhecido.
    Em breve realizaremos uma degustação com os vinhos que trouxemos. Quem sabe você não muda de opinião ?!
    Abraços e obrigado pela visita!

    ResponderExcluir

Postar um comentário