Provamos e aprovamos... Errazuriz The Blend Collection 2011

Idas e Vinhas

Após termos degustado a safra 2008 do vinho Errazuriz The Blend Collection 2008 provamos a safra 2011 que está sendo comercializada atualmente e recebeu 96 pontos do Guia Descorchados 2014 e 94 pontos do Robert Parker.

Veja aqui o que achamos da safra 2008 e aqui o post sobre a visita que fizemos à Errazuriz em 2012.

Para a safra 2011 as castas escolhidas pelo enólogo Francisco Baettig para elaborar o The Blend foram: 55% Garnacha, 28% Mouvedre, 10% Syrah, 5% Carignan e 2% Marsane.

Parte da fermentação foi feita em tanques de aço inoxidável e parte em tanques de carvalho. Depois o vinho amadureceu durante 16 meses em carvalho francês de 2º e 3º usos.

Vamos ao vinho?
14% de álcool.
Cor vermelho púrpura com reflexos violáceos. No nariz entregou notas bastante finas, intensas e persistentes de frutas vermelhas e negras frescas: ameixa, morango, cassis e framboesa. Algo de vegetal, tabaco, especiarias (pimenta do reino e canela) e um frescor de hortelã. No paladar é de médio corpo, com muito bom equilíbrio entre acidez, taninos (aveludados) e álcool. As frutas a pimenta e a hortelã são confirmadas e o seu final de boca é muito persistente e com retrogosto frutado e refrescante.

É um vinho que vale a pena provar. A comparação de safras foi muito interessante e comprovou o seu potencial de guarda. A safra 2011 ainda jovem com caráter marcante de frutas e frescor e a safra 2008 evoluindo muito bem, com frutas ainda presentes, embora maduras, e notas mais acentuadas de especiarias e tabaco.

Nota IV: 90
R$181
Importadora: Vinci
Idas e Vinhas

Comentários