Provamos e aprovamos... Clos des Fous Cauquenina - Viñas Viejas de Cauquenes 2011

Idas e Vinhas

O projeto Clos des Fous é o resultado da união de quatro amigos “loucos” que optaram por plantar vinhedos conforme os seus próprios instintos, ignorando teorias de “especialistas” em terroir.


A equipe é formada pelo viticultor Paco Leyton, pelo winemaker Francois Massoc, pelo “caçador de terroir” Pedro Parra e por Albert Cussen, considerado “o sábio”.

Clos des Fous é, na sua essência, um projeto dedicado a encontrar terroirs extremos no Chile e elaborar vinhos únicos a partir deles: vinhedos de altitude, da costa do Oceano Pacífico e os do extremo Sul na região de Malleco, a 700 km ao Sul de Santiago.

Idas e Vinhas

O projeto teve início em 2008 e a primeira safra a ser comercializada foi a de 2010

Tivemos a oportunidade de conhecer o incansável Pedro Parra em um almoço onde trocamos impressões sobre esse e outros projetos como o Altos Las Hormigas, veja aqui

Vamos ao vinho?
Clos des Fous Cauquenina - Viñas Viejas de Cauquenes 2011
Vinhedos localizados em Cauquenes (cerca de 350 km ao Sul de Santiago) com mais de 80 anos e situados a aproximadamente 1000 metros acima do nível do mar.

40% Malbec, 25% Carmenère, 14% Syrah, 10% Pais e 6% Carignan. 18 meses em carvalho francês. 13,5% de álcool.

Cor vermelho púrpura escuro. Com aromas intensos, persistentes e bastante finos de cassis, cereja, framboesa e morango, hortelã, alguma especiaria (baunilha) e notas defumadas e de madeira. Em boca é de médio corpo, taninos presentes e finos, boa acidez e álcool em equilíbrio. Final de boca muito persistente com retrogosto frutado.

Nota IV: 86
R$69
Importadora: Ravin 
Idas e Vinhas

Veja os outros rótulos do Clos des Fous que provamos:

Comentários