Provamos e aprovamos... San Carlos Sud - State Bottled Malbec 2013


Idas e Vinhas

Gostamos muito da casta Malbec e já havia algum tempo que não abríamos uma garrafa de um bom exemplar da Argentina. Chegou a hora de provarmos o vinho de entrada da San Carlos Sud.


Idas e Vinhas

A região
A Argentina é dividida em três grandes regiões vinícolas - Norte, Cuyo e Patagônia – que por sua vez são divididas em diversas sub-regiões. A região de Cuyo abrange as sub-regiões La Rioja, Mendoza e San Juan.

Descendo ainda mais, cada sub-região se subdivide em sub-regiões menores que, por sua vez, se desdobram em departamentos. Dessa forma, Mendoza, que é a mais importante província vitivinícola do país produzindo mais de 80% do vinho nacional, é subdividida em 5 sub-regiões: Norte, Leste, Centro, Sul e Vale de Uco.

Idas e Vinhas


Os vinhedos da San Carlos Sud estão dispersos pelo departamento de San Carlos, que juntamente com Tupungato e Tunuyán são as zonas mais destacadas do Vale de Uco.

A apenas 106 km de Mendoza, sentido sudoeste, San Carlos tem clima semiárido, com muito pouca chuva (menos de 300 mm/ano), temperaturas extremas tanto no inverno como no verão e grande variação térmica entre o dia e a noite. Essas condições, aliadas às altas altitudes de seus vinhedos (o Vale de Uco possui os vinhedos mais altos de Mendoza, alcançando 1700 metros acima do mar) tornam a região bastante propícia para a elaboração de vinhos de qualidade e potencial de guarda.

Idas e Vinhas

As castas tintas tradicionais da região são: Malbec, Merlot e Pinot Noir da localidade de La Consulta. Entre as brancas, destacam-se a Chardonnay e a Semillón.

Vamos ao vinho?
Não estagia em madeira e permanece por 3 meses em garrafa antes de ser comercializado. 13,3%de álcool.
Cor vermelho rubi de média intensidade. No nariz destacaram-se aromas bastante finos, intensos e persistentes de ameixa, cereja madura, rosas e canela. Em boca apresentou médio corpo, boa acidez, taninos macios e álcool equilibrado. Retrogosto frutado e adocicado e persistente.

Bom vinho para o dia a dia. Correto e despretensioso. Para quem pensa que todo Malbec argentino é carregado (muita cor, fruta, corpo e álcool). Esse pode ser uma alternativa mais leve que merece ser considerada.

Nota IV: 85
Importadora: Domínio Cassis

Idas e Vinhas


Acompanhe os outros vinhos da Domínio Cassis que já provamos:

Fontes consultadas para esse post:
Guia Descorchados 2012 e 2015

Comentários