Em busca do Torrontés perfeito... San Carlos Sud - Cabal State Bottled Torrontés 2013

Idas e Vinhas

Hoje abri o Torrontés de uma vinícola que não conhecia, localizada no Vale de Uco, em Mendoza, a San Carlos Sud. Descobri esse vinho ao avaliar o seleto portfólio da importadora paulista Domínio Cassis do amigo Wilton (e, estando sempre em busca de coisas novas, acabamos por adquirir um exemplar de cada rótulo que ele importa!). Achamos tão interessante que acabamos por firmar uma parceria e o Idas e Vinhas representa a Domínio Cassis aqui no Rio.


Já escrevemos sobre a casta aqui e a região (Vale de Uco) aqui.

San Carlos Sud é uma grande produtora de Malbec, talvez a maior no Vale de Uco. É uma cooperativa que conta com aproximadamente 67 associados e o total de vinhedos chega a 1000ha espalhados em La Consulta e Chilecito, cultivando além da Malbec, a Cabernet Sauvignon, Merlot, Syrah, Tempranillo, Chardonnay e a Torrontés. Toda a produção é voltada à exportação, seja a granel ou engarrafado.

A vinícola engarrafa as suas duas marcas próprias: Cabal e Viluco que se dividem em Estate Bottled, Reserva, Gran Reserva e Gran Reserva Limitada.

Vamos ao vinho?
Cabal State Bottled Torrontés 2013
13,2% de álcool.

Cor amarelo ouro de média intensidade e com reflexos dourados. No nariz apresentou aromas bastante finos, intensos e persistentes de pêssego, floral (margaridas), mel e notas minerais. De médio corpo em boca, acidez fresca, macio e álcool equilibrado. A mineralidade e o mel foram comprovados e o seu final é persistente. 

Vinho correto mas sem a vivacidade e aromas intensos da Torrontés de Salta, que por enquanto, são os meus favoritos.

Nota IV: 83
Importadora: Domínio Cassis

Idas e Vinhas



Acompanhe a saga "Em Busca do Torrontés Perfeito" aqui:

Comentários