Em busca do Torrontés perfeito – Luigi Bosca – Finca La Linda Torrontés 2013

Idas e Vinhas

Na busca pelo melhor Torrontés que degustei, elegi o Finca La Linda 2013 como o próximo desafio.

A Luigi Bosca foi fundada em 1908, possui 415 hectares de vinhedos em Mendoza e produz anualmente 8 milhões de garrafas de vinho das quais 60% são exportadas aos Estados Unidos, Canadá e Brasil.

Para entender um pouco mais sobre a região, o clima, os solos e a casta Torrontés acesse aqui. 
Idas e Vinhas

A bodega pertence à família Arizu, que possui mais de 100 anos de tradição na produção de vinhos finos. Atualmente a direção da vinícola é feita pelas terceira e quarta geração da família. Seus vinhos são mundialmente famosos e estão presentes nos cinco continentes e em mais de 50 países.

A vinícola possui 7 fincas (fazendas) localizadas em Mendoza. A La Linda possui 17 hectares de vinhedos com as cepas Malbec, Tannat e Chardonnay.

O vinho que provamos faz parte da linha Finca La Linda (com vinhedos de mais de 50 anos) - vinhos de entrada – para serem consumidos jovens.

É interessante notar que no rótulo do vinho e na ficha técnica há referência a vinhedos de Torrontés de 30 anos de idade, localizados na região de Salta, Cafayate, a 1.700m de altitude. O site não menciona a produção de Torrontés nesta região. Concluímos que a Luigi Bosca compra essas uvas de terceiros. Assim que confirmarmos a informação atualizaremos o post.

Vamos ao vinho?
100% Torrontés. 13,7% de álcool.
Cor amarelo palha claro com reflexos dourados. No nariz, aromas de boa qualidade e razoável persistência de flores brancas (Jasmim e flor de laranjeira) e frutas (limão e pêssego). De corpo leve no paladar, sápido, macio e álcool em equilíbrio. Os aromas de boca são bastante finos e de boa persistência, destacando-se os florais.

Vinho correto e sem grandes pretensões. Ou seja, que venham os próximos candidatos ao Torrontés perfeito!

Nota IV: 82
R$ 48,30
Importadora: Decanter
Idas e Vinhas

Comentários