Em busca do Torrontés perfeito... El Porvenir de Cafayate - Laborum Single Vineyard Oak Fermented 2013

Idas e Vinhas

Continuando a minha incansável busca pelo Torrontés perfeito, hoje foi a vez de provar o top da Bodega El Porvenir de Cafayate.


Já escrevemos sobre a casta e a região aqui.

A bodega El Porvenir de Cafayate é de propriedade da família Romero, possui 78 hectares de vinhedos que estão a 1750 metros acima do nível do mar, na região de Cafayate, Salta, na Argentina.

A produção anual de vinhos é relativamente pequena e gira em torno de 200 mil garrafas. O enólogo é o jovem argentino Mariano Quiroga Adamo, que tem passagens pelos grupos LVMH SA Chandon e Catena Zapata e iniciou o seu trabalho na vinícola em 2010, tendo o enólogo americano Paul Hobbs como consultor.

Paul Hobbs passou a ser consultor da bodega em 2010 e no início de Março esteve presente na vinícola para acompanhar a colheita de 2014.

Os vinhedos estão em 4 localizações diferentes (veja o mapa) e as uvas utilizadas neste vinho que provamos vem da Finca El Retiro, com vinhas de mais de 50 anos de idade. Os solos são compostos por areia (90%), argila (2%) e barro (8%). 
Idas e Vinhas
Idas e Vinhas


Além da Torrontés, também cultivam Tannat, Malbec, Cabernet Sauvignon, Petit Verdot, Syrah e Chardonnay.

Dentro da linha Laborum existem 3 opções de Torrontés, são eles: Torrontés, Torrontés Oak Fermented e o Torrontésde Otoño (colheita tardia).

Vamos ao vinho?
Fermentado em barricas novas de carvalho francês, passando mais 6 meses em carvalho francês novo. 13,1% de álcool.

De coloração amarelo-palha escuro. No nariz mostrou grande variedade de aromas bastante finos, intensos e muito persistentes de jasmim e flor de laranjeira, lichia, limão, tangerina, grama cortada, mel e madeira. No paladar é de médio corpo, com bom equilíbrio entre acidez, açúcar residual e álcool. As frutas, o mel e a madeira são confirmadas e o seu final é muito persistente com retrogosto frutado e levemente tostado.

Embora tenha sido fermentado e ainda estagiado em carvalho novo a madeira está em perfeita harmonia e conferiu maior complexidade e estrutura ao vinho.

Por enquanto esse rótulo tomou a dianteira na busca pelo Torrontés perfeito!

Nota IV: 89
R$49 (comprado em SC)
Importadora: Grand Cru 
Idas e Vinhas


Acompanhe a saga "Em Busca do Torrontés Perfeito" aqui:
Finca Quara - Viña La Esperanza Single Vineyard Torrontés 2011

Comentários