Em busca do Torrontés perfeito... Finca Sophenia – Altosur Torrontés 2013

Idas e Vinhas

A busca pelo Torrontés perfeito não para! Hoje foi dia de provar um vinho da região de Tupungato, sub-região de Mendoza.

Já escrevemos sobre a casta aqui.

Tupungato está localizada na fronteira entre o Chile e a província de Mendoza na Argentina, a aproximadamente 168 km ao Leste de Santiago. Tupungato também é o nome do vulcão, ainda ativo, que fica na mesma região.

Idas e Vinhas


A Vinícola
Fundada em 1997 por Roberto Luka, a Finca Sophenia teve a sua primeira safra comercializada em 2004, seus vinhos estão presentes em 25 países e a equipe de enólogos é composta por Germán Masera e Matías Michelini.

Idas e Vinhas


A propriedade possui 130 hectares e os vinhedos estão plantados a 1.200 metros acima do nível do mar. O clima é continental temperado e árido. No verão apresenta grande variação na temperatura diurna e noturna, a diferença pode chegar a 15ºC. Os solos são pedregosos, cobertos por camadas de areia e argila calcária.

Vamos ao vinho?
Este é o único vinho que a Sophenia não produz com uvas próprias. Elas são adquiridas de uma vinícola localizada em Gualtallary (também em Tupungato) e a idade das parreiras é de 40 anos.

100% Torrontés, 13% de álcool.
Cor amarelo palha claro com reflexos esverdeados. Com aromas bastante finos, intensos e persistentes de flores brancas (jasmim), frutas cítricas (maçã verde), vegetal (grama cortada) e mineral. No paladar é seco, sápido, de corpo leve e álcool equilibrado. A mineralidade e as frutas cítricas também estão presentes. Aroma de boca de muito boa intensidade e boa persistência, com retrogosto cítrico.

Um vinho correto e com bom custo benefício mas não empolgante. Por enquanto confirmamos que da região de Salta vêm mesmo os melhores Torrontés argentinos.

O que nos impulsiona para o próximo!! Até lá!

Nota IV: 84
R$49,50
Importadora: World Wine 
Idas e Vinhas


Acompanhe a saga "Em Busca do Torrontés Perfeito" aqui:

Comentários