Em busca do Torrontés perfeito - Finca Quara - Viña La Esperanza Single Vineyard Torrontés 2011

Idas e Vinhas

O Torrontés é um vinho que me agrada. Seus aromas intensos de flores e frutas sempre trazem algo mais, tornando-o distinto dos onipresentes Chardonnay e Sauvignon Blanc. Se não tratado com respeito, pode se tornar muito adocicado e alcoólico.


Mas, mesmo tendo degustado excelentes exemplares, hoje escrevo a primeira nota aqui no blog. E a partir de agora, sempre que me deparar com um rótulo que julgue que me levará mais perto daquele que será o melhor Torrontés que já provei, vocês saberão aqui pelo Idas e Vinhas. Estou aberto a sugestões!!

A casta
A hipótese mais aceita afirma que a Torrontés seja de origem espanhola (região de Galiza) e tenha sido introduzida na Argentina pelos colonizadores. E foi na Argentina que três variedades desenvolveram todo seu potencial, sendo responsáveis pelo vinho branco que é a assinatura do país.

As três variedades, chamadas por alguns autores de “Argentine Torrontés Somethings”, em tradução livre algo como “As Notáveis Torrontés da Argentina” são: Torrontés Sanjuanino, Torrontés Mendocino e a mais valorizada e amplamente plantada, a Torrontés Riojano. Os vinhos costumam ser ricamente aromáticos e florais, se destacando dentre as demais castas brancas.

Há produtores que estão sendo bem sucedidos produzindo bons exemplares no Valle de Uco, em Mendoza e na região de Chilecito em La Rioja.

A região
A casta melhor se adaptou nas regiões localizadas ao norte da Argentina, nas províncias de Salta (70% da produção), Tucumán e Catamarca, em altas altitudes, entre 1.600m a 2.350m (San Pedro de Yacochuya).

O Vale Calchaqui, em Salta, bem ao norte do país, é o que está ganhando uma forte reputação no mundo graças ao cultivo desta variedade. Nessa região há um micro-clima especial, os vinhedos estão a uma altitude de 3.100 metros acima do nível do mar e a chuva é muito escassa, o que permite um desenvolvimento excepcional da videira. A famosa Bodega Colomé está localizada nesta região.


Idas e Vinhas


O clima
Temperado, com grandes amplitudes térmicas e temperatura média de 15ºC. Pluviosidade média anual de 150mm.

Os solos
Solos podem ser neutros, franco-arenosos (compostos por areia, limo e argila) ou arenosos, profundos, com subsolo pedregoso.

O produtor
A Finca Quara está localizada no coração do Valle Calchaquí e pertence à família libanesa Lavaque, que chegou à Argentina no final do século XIX e logo estabeleceu a sua produção de vinho em Cafayate, na província de Salta. 
Idas e Vinhas
Copyright: Finca Quara
A vinícola prosperou a partir dos anos 80 quando Rodolfo Lavaque (quarta geração) ficou à frente da produção.

Alguns anos mais tarde, a família adquiriu a Finca El Recreo, que durante os séculos XVII e XVIII pertenceu à família Peñalva Frías, e depois a Michel Torino. Hoje a vinícola está aos cuidados da quinta geração.

Quara é uma espécie de lhama de pelo curto nativa criada e domesticada pelos povos andinos e usada como animal de carga.

O vinhedo de Torrontés tem idade entre 60 e 80 anos e o cultivo segue o sistema de Pérgola.

Vamos ao vinho?
100% Torrontés. Fermentado em barricas novas de carvalho francês por 30 a 40 dias, depois é mantido em contato com as borras por mais 6 a 8 meses. 14% de álcool.
Cor amarelo ouro claro com reflexos dourados. No nariz os aromas são bastante intensos e finos de lichia, maracujá, pera, tangerina, flores brancas (jasmim, laranjeira), mel e notas de baunilha e madeira. Apresentou médio corpo em boca e bom equilíbrio entre acidez, açúcar residual e álcool. A lichia, o maracujá e a madeira são confirmadas em boca. De final persistente com retrogosto de lichia.

Embora tenha sido fermentado e ainda estagiado em carvalho novo a madeira está em perfeita harmonia e conferiu maior complexidade e estrutura ao vinho.

Nota IV: 87
R$58 (comprado em SC)
Idas e Vinhas

Comentários

  1. Desculpe a correção mas Yacochuya fica a 2.000m acima do nível do mar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita e pelo comentário! Correção realizada!

      Excluir

Postar um comentário