Em busca do Torrontés Perfeito... Zuccardi Serie A Torrontés 2012

Idas e Vinhas

Vamos lá, a mais um exemplar da minha incansável procura pelo Torrontés perfeito! Hoje foi a vez de provar o vinho de um produtor bastante conhecido no Brasil: Zuccardi.

Já escrevemos sobre a casta e a região aqui.

A vinícola foi fundada em 1963 por Alberto Zuccardi. Os primeiros hectares de vinhedos foram plantados em Maipú, Mendoza. Em 1980, José Alberto (filho de Alberto) começou a trabalhar com o pai e juntos decidiram produzir vinhos. Desde então o crescimento da vinícola e da marca Zuccardi não parou. Tornou-se referência importante da vitivinicultura Argentina.

Hoje a vinícola é administrada pela 3ª geração da família, que continua investindo em pesquisa e desenvolvimento voltados ao estudo do terroir e das variáveis que afetam a qualidade do vinho.

A propriedade possui 837 hectares e vinhedos distribuídos em 5 regiões:

Idas e Vinhas
Clique para ampliar

Idas e Vinhas
La Consulta, em San Carlos, Mendoza (Valle de Uco)

Idas e Vinhas
Vista Flores, em Tunuyán, Mendoza (Valle de Uco)
Idas e Vinhas
Altamira, em San Carlos, Mendoza (Valle de Uco)


Idas e Vinhas
Santa Rosa, Mendoza
Idas e Vinhas
Maipú, Mendoza
No entanto, as uvas Torrontés são compradas de produtores de Cafayate, província de Salta.

A linha Zuccardi Serie A - "Serie Argentina" - tem como proposta revelar a riqueza de solos e microclimas argentinos valorizando as características da uva. A Serie A possui 7 rótulos, sendo 6 varietais e um blend branco: Cabernet Sauvignon, Malbec, Malbec Rosé, Bonarda, Syrah, Chardonnay Viognier e Torrontés.

Vamos ao vinho?
O vinho fica em contato com as borras por 6 meses. 14% de álcool.

Cor amarelo palha claro. Com aromas bastante finos, intensos e persistentes de jasmim, flor de laranjeira, lichia, limão, tangerina e especiaria (gengibre). Em boca é equilibrado, com acidez viva, macio, de corpo leve e final de boca muito persistente com retrogosto de mel.

É um bom exemplar de Torrontés de Salta. As sensações foram melhores no nariz que em boca, o que me leva a declarar que a busca pelo Torrontés perfeito continua!!

Idas e Vinhas

Nota IV: 86
R$48 (comprado em SC)
Importadora: Ravin

Acompanhe a saga "Em Busca do Torrontés Perfeito" aqui:

Comentários